Tecnologia é utilizada a favor do combate do desperdício de água
Baixar ÁudioSistema supervisório tem atuação na rede de abastecimento de Caxias do Sul
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) criou e adotou o sistema chamado de supervisório, capaz de monitorar o tratamento e a distribuição de água em Caxias do Sul. O software garante o controle de vazão de água tratada em toda a área urbana do município, além de identificar pontos da cidade com intermitência no abastecimento ou vazamento. O sistema também permite monitorar o bombeamento de água bruta para as estações de tratamento.
Desde sua implantação, em 2011, foi possível melhorar a identificação de pontos com problemas na rede, reduzindo a possibilidade de faltas de água. Boa parte das informações do sistema supervisório é alimentada por macromedidores, aparelhos semelhantes aos hidrômetros residenciais, mas capazes de realizar medições de grande vazão. A aferição é feita por eletromagnetismo ou ultrassom. Atualmente, são 54 macromedidores instalados em Caxias do Sul, localizados em pontos estratégicos da rede de abastecimento.
O técnico em eletrônica do Samae e integrante da equipe que fez parte do processo de implantação do sistema, Ronaldo Damasceno Emerich, participou do programa Temática na manhã desta segunda-feira, quando falou sobre o assunto. Confira na íntegra.
Comentários