Campanha da Secretaria do Meio Ambiente estimula o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, em Caxias
São disponibilizados três pontos de coleta na cidade: no térreo da sede da Prefeitura de Caxias do Sul e nas sedes das secretarias municipais da Educação (Smed) e do Meio Ambiente (Semma)
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), em parceria com a empresa Ambe, iniciou nesta semana o recolhimento de resíduos eletroeletrônicos, em Caxias do Sul. A ação faz parte do Movimento Ecotec, que tem o objetivo de obter maior eficiência nas coletas e oferecer à população, incluindo os servidores municipais, soluções para o descarte correto dessas peças.
Os itens descartáveis são separados em quatro tipos. Os chamados 'Linha Verde', que engloba equipamentos de informática e telecomunicação. Exemplos: computador, notebook, celular, servidor, impressora, baterias de celular e notebook, bateria automotiva, raio X e periféricos. Há os de 'Linha Branca', que envolve equipamentos de cozinha, refrigeração e área de serviço. Exemplos: geladeira, micro-ondas, máquina de lavar, secadora. Os de 'Linha Marrom' incluem equipamentos de áudio e vídeo. Exemplo: televisores, rádios, DVDs, videocassete. Por último, os que fazem parte do grupo 'Linha Azul são equipamentos eletroportáteis e ferramentas elétricas. Exemplos: chapinha, secador, furadeira, parafusadeira.
Para doação de qualquer um desses itens, a Prefeitura disponibiliza três pontos para coleta: a Prefeitura de Caxias do Sul – Centro Administrativo, na rua Alfredo Chaves, 1.333, bairro Exposição; e nas sedes da SEMMA (Rua Dom José Barea, 1.501, Exposição, junto à Maesa) e da Secretaria Municipal da Educação (SMED), na rua Borges de Medeiros, 260, bairro Centro.
utro espaço que recebe materiais eletroeletrônicos é o Ecoponto da Codeca, que fica na RSC-453 (Rota do Sol), nº 31.382, no bairro Centenário. A entrega dos itens pode ser feita de segundas a sextas, das 8h às 17h; e aos sábados, das 7h às 13h.
Escolas interessadas em aderir ao Movimento Ecotec podem contatar a SEMMA por meio do telefone (54) 3901.1445, ramal 5208 (segundas a sextas, das 10h às 16h) ou pelo e-mail pḱ[email protected].
Comentários