Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

JMJ Lisboa 2023 realiza balanço da Peregrinação dos Símbolos e Dias nas Dioceses

por Pablo Ribeiro

Mais de 67 mil peregrinos participaram dos Dias nas Dioceses, em Portugal

Foto: Pablo Ribeiro

Faltando apenas um dia para o início da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, capital de Portugal, ocorreu na manhã desta segunda-feira (31), a primeira Conferência com a imprensa, onde foram apresentados os balanços da Peregrinação dos Símbolos e dos Dias nas Dioceses.

A Conferência contou com a presença do Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, e do Diretor do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil, coordenador do Dias nas Dioceses, padre Filipe Diniz.

Em sua fala, Dom Clemente relembrou os antecedentes da realização da JMJ, destacando que foi em 2017 que o Cardeal Patriarca propôs ao Papa Francisco que a realização da JMJ ocorresse em Lisboa. O anúncio oficial da realização do evento ocorreu em 2019.

Conforme Dom Clemente, devido à Pandemia da Covid-19, o evento foi adiado em um ano, tendo em vista que era para ser realizado em 2022. Isso deu mais tempo para a organização do evento.

Sobre a Peregrinação dos Símbolos da JMJ, a Cruz Peregrina e o Ícone de Maria, Dom Clemente afirmou que foi marcante e surpreendente, ultrapassando as expectativas. O coordenador padre Filipe Diniz, destacou que a Peregrinação dos Símbolos iniciou em 8 de julho de 2021, passando por Angola, onde foram percorridos 4 mil quilômetros em 40 dias, passando por 9 Dioceses. Depois, passou por Polônia, Espanha, e no final de outubro daquele ano, entrou em Portugal. A peregrinação terminou em 23 de julho, totalizando mais de 40 mil quilômetros percorridos, passando por Dioceses, lares de idosos e casas prisionais.

Sobre os Dias nas Dioceses, padre Filipe afirmou que a Pré-Jornada contou com mais de 67 mil peregrinos de diversas nacionalidades, em 17 dioceses de Portugal, das 21 do país. A de Setúbal, Lisboa e Santarém são de acolhimento.  

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais