Tua Rádio na JMJ Lisboa 2023: Informações Gerais sobre a JMJ
Confira informações sobre alojamento, alimentação, transporte, etc.
Ouça AQUI o programete "JMJ - Uma Celebração de Fé"
Alojamento
Os peregrinos que se inscreverem com alojamento ficarão alojados nas Paróquias das Dioceses de Acolhimento, as Dioceses de Lisboa, Setúbal e Santarém, onde será assegurado o pequeno-almoço. São cerca de 400 as paróquias que irão acolher peregrinos. Cada paróquia terá o seu Comitê Organizador Paroquial que irá ajudar os grupos de peregrinos que forem alocados a cada paróquia, desde o dia da sua chegada e durante toda a sua estadia.
Os peregrinos ficarão alojados em famílias ou em espaços coletivos (nomeadamente pavilhões, escolas, ginásios, quarteis de bombeiros, entre outros) destas Dioceses. Todos os peregrinos deverão levar consigo um saco-cama e um colchão isolador.
Alimentação
Haverá um sistema misto no que diz respeito aos pontos de alimentação: poderão ser utilizadas áreas da própria JMJ Lisboa 2023 e restaurantes ou outros pontos de alimentação de parceiros externos.
Para permitir uma utilização tranquila em todos os pontos de alimentação, foi desenvolvido um sistema que permita aos peregrinos levantarem e/ou efetuarem a sua refeição independentemente do parceiro escolhido.
Transportes
A cidade de Lisboa e as áreas que a rodeiam têm um bom sistema de transportes públicos que será peça fundamental nas deslocações durante a JMJ Lisboa 2023.
A organização da JMJ trabalhou com os parceiros de mobilidade no sentido de oferecer uma proposta de valor para todos os peregrinos, de forma a que a utilização de todos os meios de transporte seja fácil e tenha em consideração os picos de utilização, as opções mais ecologicamente sustentáveis e a capacidade instalada na cidade.
Segurança e Saúde
A prestação de cuidados de Saúde está prevista nos principais locais de dormida, nos locais das catequeses e nos diversos locais de eventos, de acordo com a dimensão dos mesmos. Em vários locais vais poder encontrar tendas de primeiros socorros, estruturas de apoio médico e de enfermagem e, nalguns casos mais específicos, vão existir “hospitais da Jornada” com apoio diferenciado em articulação com as entidades nacionais. Nos principais eventos, estamos ainda a preparar equipas de voluntários que estarão nos diversos sectores a prestar apoio, evitando que os peregrinos se desloquem.
Covid-19
Esta JMJ é ainda a primeira Jornada pós Covid-19: neste sentido, e ao longo da preparação desta JMJ, a organização continuará acompanhando a situação epidemiológica em articulação com as autoridades nacionais de saúde pública.
Centros de informação e inscrição
Durante a JMJ Lisboa 2023 existirão pontos de informação e apoio espalhados pelos principais locais da cidade, bem como nos eventos centrais. O objetivo é que todos os peregrinos possam saber onde pedir ajuda sempre que precisarem e tenham sempre um voluntário por perto para dar todas as informações necessárias.
Adicionalmente, também será instalado um Centro de Acolhimento ao Peregrino, que será o ponto de referência principal na cidade para todos os temas mais complexos e que precisem de uma resposta mais personalizada. Neste Centro se darão as boas-vindas aos peregrinos, garantindo uma rápida integração na organização e no espírito da Jornada Mundial da Juventude.
É também a este Centro que voluntários centrais, sacerdotes e todos os peregrinos que se inscrevam na JMJ Lisboa 2023 sem alojamento se poderão dirigir, individualmente ou em grupo, para fazer o respetivo check-in, levantar o kit de peregrino ou de voluntário, e realizar o seu processo de acreditação, sendo esta a primeira ação que terão de fazer para participar na JMJ Lisboa 2023. Os peregrinos que se registem selecionando uma das opções de pacote com alojamento e os voluntários paroquiais farão o check-in nas respetivas paróquias de acolhimento.
O Centro de Acolhimento ao Peregrino funciona na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, desde o dia 15 de julho de 2023.
Comentários