Entre os países de língua portuguesa, Brasil é o país com maior número de peregrinos na JMJ Lisboa 2023
Até o momento estão inscritos 354 mil peregrinos de várias nacionalidades
Na Conferência de Imprensa da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Lisboa 2023) realizada na manhã desta terça-feira, 1º de agosto, dia que marca a abertura do evento, foram apresentados aos jornalistas alguns números importantes da JMJ.
O Diretor de Logística da JMJ, Jorge Messias, destacou que, até o momento, 354 mil peregrinos estão inscritos para o evento. Apenas as Maldivas não registrou inscritos. Ele reforçou que as inscrições terminam apenas no último dia do evento.
Dos países que tem a língua portuguesa como dominante, o Brasil registra o maior número de inscrições: 5.826. Completam o ranking, Cabo Verde, Angola, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste.
Entre outros números são mais de 25 mil voluntários inscritos; 688 bispos dos quais 30 são cardeais, sendo que o maior número é da Itália, com 109; Ainda 5 mil jornalistas inscritos para a cobertura da JMJ.
Sobre o Festival da Juventude, serão mais de 600 eventos que ocorrerão em 90 locais, com mais de 2,5 mil artistas participantes.
Para receber todos os participantes da JMJ, são 1626 espaços públicos de alojamento, sendo que a capacidade de alojamento é de 294.151. Ainda são 8831 famílias de acolhimento.
A responsável pela sustentabilidade da JMJ, Carmo Diniz, destacou que já foram plantadas 17.980 árvores dedicas à Jornada Mundial da Juventude. Já sobre a acessibilidade, Carmo afirmou que estão sendo reservadas zonas especiais nos locais de celebrações para pessoas com cadeira de rodas ou que tenham mobilidade reduzida. Também segundo ela, há um plano para recolhimento de resíduos nos locais de eventos.
Comentários