Resolução permite Vacaria emitir autorização para queima de campo controlada
Baixar ÁudioPrática de queima de campo controlada poderá ser feita mediante autorização e somente em áreas não mecanizáveis
Foto: Divulgação
Em abril do ano passado o Conselho Estadual do Meio Ambiente, Consema, emitiu uma nova resolução que dispõe sobre os empreendimentos e as atividades utilizadoras de recursos naturais efetiva ou potencialmente poluidoras e descreve essas atividades como licenciáveis ou não em âmbito local ou estadual. Foi incluída na resolução 372/2018 o manejo de campo através da queima controlada em áreas não mecanizáveis. Esta atividade poderá ser realizada desde que obedeça a uma série de requisitos estabelecidos pela resolução.
A assessora técnica do departamento de meio ambiente de Vacaria Mikeli Fochesato Michelon explica que a documentação necessária para solicitar a queima de campo foi exigida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Além de documentos pessoais do produtor ainda são exigidos o CAR, projeto técnico assinado por um profissional responsável contendo uma série de informações sobre a área a ser manejada com o uso do fogo.
Em Vacaria no ano passado apenas um empreendedor procurou o departamento de meio ambiente para solicitar uma autorização para a queima de campo, porém, não conseguiu atender a todos os requisitos.
Sobre a supressão de vegetação nativa como araucária, Mikeli Fochesato Michelon, explica que os critérios são mais rigorosos para a liberação do corte.
Comentários