Proibida a prática de queimadas por tempo determinado
Baixar ÁudioO Corpo de Bombeiros de Marau registrou um aumento nas ocorrências ligadas à queimadas nos últimos dias
Foto: Arquivo / Tua Rádio
A Tua Rádio Alvorada conversou nesta quinta-feira, 29/08, com o bombeiro Varlei Apolinário, do Corpo de Bombeiros de Marau, a respeito do número de queimadas registradas nos últimos dias na região. Varlei contou que a maior parte das ocorrências aconteceu em terrenos particulares onde há vegetação. Segundo ele, existe a possibilidade de que algumas destas queimadas sejam propositais, na intenção de limpar o terreno. O aumento das ocorrências pode estar relacionado também à baixa quantidade de chuvas registradas nos últimos dias, o que acaba deixando a vegetação mais seca e mais propensa ao fogo.
A região de Marau não é a única que está enfrentando problemas com queimadas. Todo o Brasil tem acompanhado nos últimos dias a situação complicada em que se encontra a Floresta Amazônica. Inclusive nesta quarta-feira, 28/08, o Presidente Jair Bolsonaro, assinou um decreto que proíbe as queimadas no período de 60 dias. A medida é valida para todo o país, inclusive para as cidades menores, como as da região de Marau.
Segundo informações divulgadas no site da Agência Brasil, a medida não se aplica em casos como o de controle fitossanitário, desde que seja autorizado pelo órgão ambiental competente, as práticas de prevenção e combate a incêndios e nas práticas de agricultura de subsistência das populações tradicionais e indígenas.
Comentários