CVV de Caxias do Sul lança campanha do Setembro Amarelo nesta segunda-feira
Baixar ÁudioAto ocorre na Câmara de Vereadores, às 19h, com o intuito de apresentar a programação para o mês
Deixar de fazer as atividades que gosta, isolar-se em casa, falar que é um peso para as pessoas ou alterar o humor de forma repentina. Estes sintomas estão ligados a um tema que ganha espaço nos dias de hoje: o suicídio. A Organização Mundial da Saúde (OMS) levantou que cerca de 800 mil pessoas tiram a própria a vida por ano. No Brasil, os índices também são altos. O Ministério da Saúde aponta que, entre 2007 e 2016, 106.374 pessoas cometeram o ato.
Para reduzir esses números, o Centro de Valorização a Vida (CVV) de Caxias do Sul promove a campanha do Setembro Amarelo 2019, que será lançada nesta segunda-feira (02/08), às 19h, na Câmara de Vereadores. O evento apresentará a programação organizada pela entidade, explicará o papel do CVV, além de mostrar o propósito da iniciativa. O coordenador da comissão de divulgação e voluntário do centro, José Theodoro, revela algumas ações que serão realizadas para o mês. (Ouça o áudio na notícia).
Além da campanha, o CVV de Caxias chama a atenção de órgãos públicos e privados para a importância do Setembro Amarelo. Espaços de ensino, hospitais e o Executivo caxiense foram alguns locais que receberam ofícios da entidade para realizar uma decoração referente à campanha. Normalmente, a iluminação dos prédios com luzes amarelas marcam a participação das instituições. Conforme Theodoro, essas ações são importantes para a sociedade entender que é preciso falar sobre o suicídio. (Ouça o áudio na notícia).
Atualmente, 5,8% da população brasileira tira a própria vida, acima da média mundial de 4,4%. Caso precise de ajuda, o CVV atende pelo telefone 188. Na ligação, voluntários ajudarão no apoio emocional para quem necessitar de uma conversa.
(Ouça a notícia abaixo do título da matéria).
Comentários