Confiança do consumidor e intenção de financiamento estão em alta, mas Dia dos Pais deve ser de “lembrancinhas
Baixar ÁudioA perspectiva é da Fecomércio de São Paulo, mas os indicadores já demonstram uma tendência para a quarta data comemorativa mais importante do ano no país
A aprovação da Reforma da Previdência em primeiro turno na Câmara dos Deputados já começa a trazer os primeiros reflexos para a economia. É o que aponta o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) paulistano que subiu 3,3% em julho, após quatro quedas consecutivas em 2019. A propensão de comprar algum produto financiado nos próximos três meses também registrou alta considerável de 11,6% ante o mês de junho, depois de duas baixas seguidas.
Entretanto, o Índice de Consumo das Famílias (ICF) ainda patina, com recuo de 3,2%, isso porque embora o consumidor esteja mais disposto a ir às compras, como apontaram as pesquisas acima, as instituições financeiras ainda seguram o crédito diante da inflação e do alto índice de desemprego no País. Pois dentro dos subíndices do ICF, pode-se observar que o acesso ao crédito sofreu queda de 5,1%.
De acordo com a Fecomercio/SP, diante das respostas do ICC, o consumidor faz uma avaliação mais macro da economia, enquanto o ICF está baseado em suas impressões do cotidiano, ainda complicadas diante das altas taxas de juros, inflação e desemprego.
O assessor econômico da Fecomercio/SP, Guilherme Dietze, analisou os indicadores com o objetivo de refletir sobre o comportamento da economia e do consumidor para o segundo semestre do ano e os possíveis reflexos dos dados para a movimentação do comércio e serviços para o Dia dos Pais. Confira a entrevista que foi ao ar no programa Temática desta terça-feira na íntegra.
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