Vendas para a Páscoa devem repetir resultado de 2022
Pesquisa da CDL Caxias do Sul realizada com consumidores mostra que, mesmo com a redução de 18,4% nas intenções de compras, tíquete médio terá aumento de 22,7%. Líder na preferência, ovos de chocolate devem perder espaço para produtos mais baratos
A alta dos preços e o aumento da inadimplência deverão impactar nas vendas da Páscoa deste ano, que deve empatar com os negócios de 2022. É o que mostra a tradicional pesquisa das datas comemorativas da CDL Caxias do Sul, que foi realizada neste mês, com 706 moradores de diferentes pontos da cidade. Apesar da redução de 18,4% nas intenções de compras, o tíquete médio deve alcançar R$ 196,50 (22,7% a mais em relação ao ano passado), provocado, principalmente, pela inflação dos alimentos. A expectativa é que o resultado final das vendas seja igual ao do ano passado.
Com o aumento dos preços, os ovos de chocolate podem perder espaço para produtos mais baratos. Apesar da estimativa de redução de mais 20%, o item mais tradicional da Páscoa segue liderando a preferência, com 42,3% das escolhas. Na sequência aparecem os bombons (24,8%) e as barras de chocolate (13,3%), que devem dobrar de volume neste ano. As cestas também devem sentir o impacto, caindo para apenas 5,9% das opções. Em 2022 elas representavam 14,10% das vendas. Outro dado que chama a atenção é que cerca de 90% dos entrevistados já sabem o que vão adquirir.
A pesquisa da entidade ainda identificou que a maioria dos presentes de Páscoa será direcionada para os filhos (41,2%), parceiro (21,1%), afilhado (9,2%) e pais (7,5%). Entre os fatores decisivos para a escolha do local de compra está a relação dos produtos à qualidade (26,3%), à diversidade (12,7%) e aos itens diferenciados (6,2%), totalizando 45,2%. O atendimento também é levado em conta, com 38,4% das respostas dos participantes.
O estudo apontou que entre os motivos que fazem o público lembrar da Páscoa estão os comentários sobre a data (29,1%) e a decoração do comércio (26,2%).
Consumidores devem pesquisar mais
Neste ano, o levantamento da CDL Caxias aponta que mais pessoas devem consultar preços e produtos antes de comprar, com 74,1% das respostas dos consumidores. As pesquisas diretamente nas lojas voltaram a crescer e podem representar 46,1% das intenções, praticamente o dobro de 2022.
De acordo com os consumidores entrevistados, 33% das compras devem ocorrer nas lojas de rua do Centro de Caxias do Sul. Apesar de ainda representar a maioria, a preferência por estes estabelecimentos diminuíram quase 30% em relação a 2022, assim como os shoppings, que reduziram em 18,8% sua participação, abocanhando 9,1% das escolhas.
A pesquisa de intenção de compras da CDL Caxias foi realizada nos dias 16 e 17 de março, com 706 moradores de diferentes pontos do município. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos. O estudo completo pode ser acessado na íntegra, em blog.cdlcaxias.com.br.
Comentários