Caxias do Sul recebe mapeamento de resiliência da UCS
Relatório detalha indicadores e recomendações para aprimorar a gestão urbana e a capacidade de enfrentar desastres naturais
A Universidade de Caxias do Sul (UCS) entregou ao município, na tarde desta segunda (29), o Mapeamento dos Indicadores de Resiliência da cidade. O estudo foi desenvolvido pelo CityLivingLab, grupo associado ao Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UCS.
O trabalho envolveu uma equipe de pesquisadores do CityLivingLab que colaborou com servidores da prefeitura para identificar, adaptar e validar indicadores baseados na norma ISO 37123. Esta norma abrange diversas dimensões da gestão urbana, incluindo água, economia, educação, energia, finanças, governança, saúde, segurança e transporte, entre outras.
Em maio, a UCS e o Executivo municipal firmaram um acordo para realizar o projeto, com o objetivo de preparar a cidade para desastres naturais e mudanças climáticas. A parceria destacou a importância do planejamento e da governança eficaz para construir uma resiliência urbana sustentável.
O relatório, entregue durante o encontro, contém os resultados da pesquisa, análises e recomendações para aprimorar a resiliência da cidade. A UCS teve acesso a dados públicos e informações de entidades e órgãos municipais essenciais para o levantamento.
Comentários