Iniciam atendimentos veterinários por convênio firmado entre Prefeitura e UCS
Acordo firmado no início de setembro com a UCS prevê a realização de até 8 mil castrações no período de um ano, entre outros serviços
Os atendimentos a animais pelo convênio firmado no dia 11 de setembro entre a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), e o Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET) da Universidade de Caxias do Sul (UCS) iniciaram nesta semana. As primeiras consultas foram realizadas na última terça-feira (26/09). Pela manhã são priorizados os procedimentos cirúrgicos.
Por meio do convênio é ampliado o número de castrações de cães e gatos de tutores de baixa renda ou que não tenham tutor, bem como oferecido o transporte de pequenos animais para esterilização. Pelo contrato, será possível contemplar até 8 mil castrações no período de um ano, sendo a média mensal superior a 660 procedimentos.
Pelo mesmo acordo será possível também ampliar a realização de exames e da internação de animais resgatados, inclusive os silvestres. O convênio tem aporte público de R$ 2,5 milhões e prevê atendimentos em sistema de plantão 24 horas por dia pelo IHVET. Além do convênio com a UCS, a prefeitura tem contratada desde maio a empresa Animali Centro Médico Veterinário para a castração de felinas e cachorras. A medida foi possibilitada por meio do repasse do Governo do Estado de R$ 274,4 mil pelo programa “Melhores Amigos”.
Nesta quarta-feira (27/09), o secretário do Meio Ambiente, João Uez, esteve no IHVET para conferir os atendimentos. Ele esteve acompanhado do coordenador do Departamento de Proteção Animal (DPA) da SEMMA, Paulo Vinícius Bastiani. Ambos foram recebidos pelo diretor do espaço, professor Leandro do Monte Ribas. Conforme o diretor, o tratamento inclui analgesia e instrumentos da melhor qualidade.
O secretário do Meio Ambiente explicou que são priorizadas inicialmente as demandas protocoladas junto à SEMMA, bem como os cadastros efetivados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), contemplando famílias consideradas em vulnerabilidade social. Uez afirma que, em breve, o atendimento será ampliado aos bairros, com divulgação das agendas, com serviços prestados pelas unidades móveis da UCS e da prefeitura.
Comentários