Prefeitura de Caxias publica novo edital para revitalização de avenida que dá acesso ao bairro Desvio Rizzo
Licitação para revitalizar a Avenida Alexandre Rizzo terá abertura de envelopes para o dia 29 de março
Um novo edital de licitação para obras da Avenida Alexandre Rizzo, em Caxias do Sul, foi publicado nesta segunda-feira (27/02). O documento feito pela Prefeitura fornece um orçamento atualizado de cerca de R$ 22,2 milhões para revitalização da via que conecta a ERS-122 ao bairro Desvio Rizzo. O processo licitatório, em formato de concorrência, tem abertura dos envelopes marcada para 29 de março, às 9h, na sede do Executivo Municipal.
O plano contempla readequações da geometria, pavimentação asfáltica, drenagem, esgoto sanitário, iluminação pública, implantação de ciclovia/ciclofaixa, acessibilidade universal, sinalização horizontal e vertical e serviços afins e correlatos, qualificando a acessibilidade e a mobilidade da região, com impactos positivos na segurança dos transeuntes e na qualidade de vida dos moradores.
As principais ações compreendem a revitalização da via propondo a readequação geométrica com prioridade ao pedestre e ao transporte coletivo, a partir da implantação de infraestrutura adequada ao acesso e suas interseções com outras vias principais, incluindo asfaltamento, readequação das redes de saneamento básico, pavimentação de passeios com inclusão social dos PCDs, implantação de ciclovia, iluminação pública e sinalização viária.
Em linhas gerais, serão implantados aproximadamente 1,8 mil metros de ciclovia, pavimentados 30 mil m² de passeios para pedestres com prioridade para a acessibilidade universal, instalada iluminação pública em 1,8 mil metros de vias e executados cerca de 70 mil m² de pavimentação asfáltica.
A concepção do projeto foi coordenada pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN). As licitações são desenvolvidas pela Diretoria de Licitações (DLIC). E a fiscalização das obras está a cargo da equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), além do SAMAE.
Para a execução da obra, uma vez oficializada a contratação, a estimativa é de um prazo de aproximadamente 18 meses, uma vez que os serviços serão executados por etapas/trechos e sem a interrupção do tráfego – contemplando a necessidade da comunidade local, que conta com poucas alternativas de desvio.
Comentários