Registros de acidentes têm queda acentuada em Caxias do Sul
De 1º de janeiro a 25 de setembro de 2020 foram 2.702 registros contra 4.650 no mesmo período do ano passado
Após um 2019 violento no trânsito, Caxias do Sul vem apresentando uma queda acentuada no número de acidentes e óbitos em 2020. Conforme informações da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (STTM), de 1º de janeiro a 25 de setembro de 2020, o município registrou 2.702 ocorrências. No mesmo período do ano passado, o número de acidentes foi de 4.650.
Durante entrevista à Tua Rádio São Francisco, o gerente da Escola Pública de Trânsito, Joelson Queiroz, afirmou que o índice pode ter sido afetado pela diminuição do fluxo de veículos devido à pandemia da Covid-19. “A pandemia reduziu muito o fluxo de veículos na cidade, o trânsito inclusive de pedestres na cidade e uma consequência foi a redução nas mortes e acidentes. As ações e campanhas de conscientização realizadas principalmente no ano passado também culminou com essa redução”.
Mesmo com a redução, Queiroz chamou a atenção para comportamentos que são os grandes causadores de acidentes: “O excesso de velocidade e o desrespeito dos semáforos. Observamos tanto ao dia como à noite o desrespeito do foco semafórico, principalmente por motociclistas e pedestres. E temos ainda a utilização do telefone celular, que é uma das principais causas de acidentes”.
Durante entrevista à Tua Rádio São Francisco ele também salientou que é preciso a colaboração de todos para a promoção de um trânsito mais seguro. Ouça AQUI.
Comentários