Busto de Duque de Caxias é furtado da praça Dante Alighieri
Segundo a Prefeitura, o fato ocorreu na madrugada do dia 17 de agosto
O busto do Duque de Caxias que ficava na Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul, foi furtado. Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SMPPS), o fato ocorreu na madrugada do dia 17 de agosto. Imagens de câmeras de segurança, que foram recuperadas pela Guarda Municipal, mostram que a estátua foi levada por volta das 3h43, mas o mau tempo registrado naquele dia dificulta a identificação dos envolvidos no furto. A Polícia Civil também investiga o caso.
Quem tiver informações sobre a imagem roubada pode telefonar para o 153, telefone da Guarda Municipal.
Conforme o Artigo 163 do Código Penal Brasileiro (CPB), destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia é crime. Quem causa danos ao patrimônio público pode ser enquadrado neste artigo, que prevê a punição de detenção, que varia de seis meses a três anos, e multa. Já em caso de furto, especificado no Artigo 155 do CPB, a pena é mais severa: reclusão, de um a quatro anos, e multa, podendo ser aumentada de um terço se o crime é praticado durante o repouso noturno.
Patrimônio
O Monumento ao Duque de Caxias foi inaugurado no dia 19 de novembro de 1959, nas comemorações do Dia da Bandeira. A imagem passou a integrar o espaço da Praça Dante Alighieri, quando ainda se chamava Praça Rui Barbosa.
O busto faz parte do monumento “A Eterna Continência”, que possui o formato de uma espada, com o busto de Duque de Caxias no guarda-mão e uma placa com os dizeres “Ao Duque o Exército e a Cidade / A Eterna Continência”.
Comentários