Serviço realizado no Centro de Autismo de Caxias do Sul conquista 1º lugar no Prêmio de Melhores Práticas na Medicina, promovido pela AMRIGS
Premiação ocorreu no Dia do Médico
Em alusão ao Dia do Médico, na noite de 18 de outubro, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) anunciou os vencedores do Prêmio de Melhores Práticas na Medicina de 2023.
Caxias do Sul se destacou através do médico Carlos André Tarrio Gandara, premiado com 1º lugar no Terceiro Setor pelo “Atendimento Integrado em Saúde para Crianças com TEA” no Centro de Autismo.
O Centro de Autismo de Caxias do Sul, inaugurado em agosto de 2022, é uma parceria da Prefeitura de Caxias do Sul, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com o Centro de Assistência à Saúde do Círculo, que presta atendimento a crianças de um a oito anos com Transtorno do Espectro Autista.
O projeto “Atendimento Integrado em Saúde para Crianças com TEA”, tinha como objetivo, mostrar a proposta terapêutica que vem sendo realizada por eles desde setembro de 2022 com as crianças no Centro.
O ingresso das crianças no programa inicia pela anamnese e pela avaliação interdisciplinar conjugada. Após, é realizada a análise de dados que remeterá ao nível de desenvolvimento e de suporte em que o paciente se encontra. Desta forma ele ingressará em um grupo de estimulação e intervenção compatível com seu respectivo nível de desenvolvimento e iniciará a realização do plano terapêutico, que é construído pela equipe técnica em conjunto com a família, buscando obter o melhor tratamento possível para cada caso.
O projeto enviado para a Associação Médica, mostra além da proposta, os resultados que ela obteve desde seu início até julho deste ano.
O médico premiado, Dr. Carlos Gandara, destaca a felicidade que foi receber o prêmio, resultado de um trabalho em equipe extremamente árduo. No regulamento constavam critérios para classificação dos trabalhos, sendo eles, economicidade, originalidade, alcance, repercussão, replicabilidade e metodologia.
Comentários