Projeto de Lei sobre maus tratos aos animais tramita na Câmara de Vereadores de Marau
Audiência pública para discussão do tema foi realizada nesta semana
Foi realizada nesta semana, na Câmara de Vereadores de Marau, uma audiência pública para discussão do Projeto de Lei n° 80/2021 que visa a aplicação de multas e penalidades no caso de maus tratos aos animais. De acordo com a vereadora Elisabete Dall’Acqua Alban (Progressistas), proponente do PL, a discussão se faz necessária devido a quantidade de animais em situação de abandono no município e a sobrecarga das entidades que os acolhem.
Em entrevista para a Tua Rádio Alvorada, Bete destacou a importância de um trabalho em equipe, que una os poderes Legislativo e Executivo, os setores de segurança, as entidades e a comunidade para que se alcance um resultado concreto. No mesmo sentido, a vereadora propõe uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação para que o trabalho de conscientização aconteça desde a infância, contribuindo com a diminuição dos maus tratos e a formação de adultos mais conscientes sobre o tema.
O Projeto de Lei n°80, protocolado no dia 19/08, prevê a aplicação de penalidades a quem cometa algum ato de abuso ou maus tratos aos animais. Entende-se como abuso e maus tratos, a ausência de alimento e água mínima necessária, o abandono de animais que necessitam de cuidados médico-veterinários, abandono de ninhadas, qualquer ato que coloque em risco a saúde e a própria vida do animal, envenenamento e tortura.
Como destaca Bete, o PL ainda está em fase de desenvolvimento, dessa forma, podem ser adicionadas novas emendas e/ou alteradas as existentes.
Comentários