Candidatos ao Conselho Tutelar apresentam propostas para eleição de outubro
Série de entrevistas ocorrem no Temática
Foto: Divulgação
O Conselho Tutelar foi criado conjuntamente ao ECA, instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990. Órgão municipal responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente, deve ser estabelecido por lei municipal que determine seu funcionamento tendo em vista os artigos 131 a 140 do ECA. Formado por membros eleitos pela comunidade para mandato de quatro anos, o Conselho Tutelar é um órgão permanente,uma vez criado não pode ser extinto, possui autonomia funcional, ou seja, não é subordinado a qualquer outro órgão estatal. A quantidade de conselhos varia de acordo com a necessidade de cada município, mas é obrigatória a existência de, pelo menos, um Conselho Tutelar por cidade, constituído por cinco membros.
No próximo dia 04 de outubro será realizada a escolha dos novos conselheiros. Os moradores poderão votar das 09h às 16h. É necessário a apresentação de um documento com foto. Nesta quarta-feira,23/09, mais três candidatos participaram do programa Temática.
Amanda Rech Bergental cursou magistério e já deu aula em algumas escola , além de liderar o Léo Clube. O candidato Paulinho Portela destaca que há 18 anos atua na prevenção as drogas e recuperação de dependentes químicos. A candidata Sueli Varela Rizzo é professora de educação física aposentada. Em 2000 fundou uma escolinha de futsal e volei.
Nesta quinta-feira, 24/09, às 09h, os entrevistados serão Valdecir Santos (vade) e Silvio Filipini .
Comentários