Samae realiza termonebulização no bairro Serrano, nesta sexta (24), para identificar irregularidades nas ligações de esgoto
O trabalho passará pelas ruas Professor Marculino Chaves, Angelo Orlandi, Silvino Paulino Birk e Vitor Borges Vieira
Equipes de fiscalização e da gerência de redes de esgoto do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) farão, nesta sexta-feira (24/05), o serviço de termonebulização no bairro Serrano. O trabalho passará pelas ruas Professor Marculino Chaves, Angelo Orlandi, Silvino Paulino Birk e Vitor Borges Vieira. O procedimento serve para identificar imóveis que tenham as calhas de chuva ligadas à tubulação de esgoto cloacal, o que prejudica o tratamento e sobrecarrega as redes.
Durante o serviço é utilizado um equipamento chamado termonebulizador. Nele, é colocado óleo mineral que se transforma em uma densa neblina, a qual percorre a tubulação que fica no subsolo das ruas, calçadas e residências. A fumaça gerada dentro das redes de esgoto cloacal (esgoto doméstico ou sanitário, gerado por banheiros, pias de cozinhas, tanques, lavanderias, chuveiro, etc.), ajuda a equipe a encontrar as irregularidades na tubulação.
A fumaça do termonebulizador atinge um raio de até um quilômetro do local aplicado. Ela se espalha rapidamente por toda a tubulação interligada, fazendo com que a equipe do Samae identifique onde há irregularidade, tais como: ligação de calha de chuva; ligação de ralo de drenagem (pátio e terraços); ligação de boca de lobo; rede de esgoto cloacal quebrada.
Ou seja, se a fumaça é vista saindo pelas calhas ou bueiros, é sinal de que existe alguma ligação clandestina no local. Se encontradas irregularidades, o morador recebe uma notificação com prazo para providenciar o conserto e regularizar sua rede.
Em caso de más condições climáticas, o serviço poderá ser cancelado. Para mais informações, o usuário pode contatar o telefone 115, plantão 24 horas.
Comentários