Secretaria de Educação de Camargo desenvolve projeto que valoriza a educação rural
Baixar ÁudioSe preferir, ouça este conteúdo clicando no player de áudio
Foto: PM Camargo
A Secretaria de Educação de Camargo está apostando no meio rural como novo modelo de aprendizado para crianças de quatro a 12 anos de idade. Trata-se do projeto “Crescendo no Campo: educação e convivência em tempo integral”. Durante o ano letivo, os jovens terão acesso ao turno inverso, porém, podendo estudar em escola do meio rural do município.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Silva Jardim, no Distrito do Paraíso, já está sendo reformada para receber um número aproximado de 60 estudantes. O titular da pasta, Samir Casagrande, explica que a proposta surgiu da intenção de ressignificar a escola rural (que a cada ano tem menos alunos) com a necessidade da oferta do turno inverso, expandindo o projeto de ensino em tempo integral, já desenvolvido no município.
O projeto é direcionado alunos matriculados na rede municipal, em turmas do Maternal ao Quinto Ano do Ensino Fundamental, sendo que já há lista de espera para novas matrículas. De acordo com o secretário, eles terão acesso à escola rural por meio do transporte escolar, considerando que grande parte dos alunos abrangidos pelo projeto, sairá da área urbana e irá até o campo.
Samir explica que entre as atividades a serem desenvolvidas ao longo do ano, além das disciplinas curriculares, estão oficinas voltadas à vida no campo e a sustentabilidade. “As crianças vão interagir com uma horta escolar, com um horto medicinal e também irão aprender a cuidar de diferentes tipos de animais, além de desenvolver projetos com a comunidade local”, destaca. O ano letivo de Camargo vai iniciar no dia 12 de fevereiro.
Comentários