Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

UCS seleciona startups para desenvolvimento de produtos e serviços que promovam o envelhecimento saudável

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Projeto iNOVA 60+ propõe a criação de soluções nas áreas de atenção à saúde, mobilidade e acessibilidade

Foto: Divulgação / Marcelo Camargo / Agência Brasil

A Universidade de Caxias do Sul (UCS), por meio do Instituto da Longevidade, lançou um edital para selecionar startups que apresentem projetos de produtos e serviços inovadores tecnológicos voltados para o envelhecimento humano saudável. O projeto chamado iNOVA 60+, desenvolvido em conjunto com a agência UCS iNOVA, busca ideias inovadoras para serem apresentadas a investidores.

O edital receberá propostas até o dia 24 de setembro deste ano. Os projetos devem ser voltados para soluções que compreendam as áreas da saúde (prevenção, monitoramento e tratamento), mobilidade (deslocamento doméstico ou em locais públicos) e acessibilidade (a atividades cotidianas, lazer e serviços).

“Pensar em algo para a população idosa, seguramente, é pensar em algo para todos. Todo mundo quer viver bastante, com qualidade de vida, com dignidade, com autonomia, com independência. É isso que a gente busca com esse edital, propor soluções, produtos, ferramentas pra auxiliar as pessoas a viverem cada vez melhor”, afirmou a coordenadora do Instituto da Longevidade, prof. Dra. Verônica Bohm, especialista em Gerontologia e docente de mestrado e graduação em Psicologia da UCS. Confira a entrevista completa em "Ouvir Notícia". 

Verônica também destacou que o envelhecimento é um processo que ocorre deste o nascimento até o fim da vida. Assim, os produtos, dispositivos ou serviços a serem propostos podem contemplar tanto às pessoas com mais de 60 anos, especificamente, ou às demais faixas etárias em geral, desde que voltados ao envelhecimento saudável, como a prevenção a doenças que podem ser desencadeadas ou agravadas na velhice.

Após a seleção a ser realizada pelo Instituto da Longevidade e pelo StartUCS, os melhores projetos passarão por um período de pré-aceleração dos negócios. Essa etapa prevê mentorias, nos meses de outubro e novembro, que incluem consultorias sobre empreendedorismo, com foco no negócio/produto, e suporte de conhecimento sobre o envelhecimento.

Em novembro, ocorrerá um pitch-day, que é um evento de apresentação rápida dos projetos para potenciais investidores. Após, o processo de aceleração dos novos negócios segue em 2022.

Os interessados podem acessar o formulário de inscrição de startups pelo e-mail [email protected]. Mais informações também estão disponíveis junto à agência UCS iNOVA, pelo telefone (54) 3218.2034.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais