Teste de habilidade para confecção de carteira do artesão é feito de forma remota no Sine de Marau
Baixar ÁudioDocumento é emitido em, aproximadamente, 30 dias
A servidora responsável pela confecção da carteira do artesão na agência Sine/FGTAS de Marau está afastada por fazer parte do grupo de risco para a Covid-19. Mas o documento já voltou a ser confeccionado. Os interessados devem agendar horário pelo 3342 3141, preencher um formulário e, mediante pagamento de guia, no valor de R$22,86, realizar o teste em vídeo, que é avaliado pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social de Porto Alegre.
O que mudou, conforme explica a coordenadora Ivanete Zanin - ouça no player de áudio - foi a forma de avaliação da atividade, que deixa, temporariamente, de ocorrer na unidade local e passa a ser realizada de forma remota. A carteira é emitida em até 30 dias. O documento confirma que o profissional de artesanato é devidamente registrado e reconhecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego para fins de benefícios.
Para a confecção da primeira via da Carteira de Artesão é necessário que a pessoas preencha os seguintes requisitos: ser brasileiro ou estrangeiro com situação regularizada, residente e domiciliado no RS; ter idade igual ou superior a 16 anos; preencher corretamente a ficha de cadastro; pagar taxa de custos de serviço; apresentar comprovante de pagamento, uma foto 3x4 atualizada, cópias da Carteira de Identidade e do CIC ou CPF e comprovante de residência, além de apresentar três peças prontas de cada matéria-prima/ técnica a ser cadastrada e realizar ce diante funcionários da FGTAS, devidamente treinados para este fim. Esta última etapa é a que sofreu alterações neste momento de pandemia.
Para idosos e isentos a Carteira de Artesão é renovadaNo Sine, teste de habilidade de quatro em quatro anos. Aos demais artesãos a renovação deve ser feita de dois em dois anos para atualização dos dados e possível acréscimo de matéria-prima.
Comentários