Obras da adutora Tronco-Sul bloqueiam ruas do bairro Panazzolo, em Caxias
Motoristas devem redobrar a atenção ao transitar pela região
O Samae prossegue com as intervenções para a ampliação da rede adutora de água tratada Tronco-Sul. O trânsito na Avenida Independência, entre as ruas Eitel Botelho e João Valentini, segue interrompido para a instalação de tubos com 800mm de diâmetro. Além disso, também há bloqueio na rua Felipe Camarão entre a rua Tronca e a Avenida Independência. No trecho, ocorrem escavações para a implantação de canos de 300mm.
O Samae ressalta que o trânsito de pedestres é livre e o acesso local de veículos está liberado das 18h às 7h30min. Apesar da obra causar intervenções na rede de água, não há previsão de desabastecimento aos moradores e comerciantes da região. Eventuais faltas de água causadas serão comunicadas pela autarquia.
As obras de ampliação e substituição da adutora Tronco-Sul vão qualificar o abastecimento de 17 bairros das regiões leste e sul da cidade, distribuindo a água da Estação de Tratamento de Água (ETA) Parque da Imprensa. Além disso, após as melhorias, a adutora Tronco-Sul poderá atender até 400 mil pessoas em caso de falha na antiga adutora da rua Bento Gonçalves.
A atual rede é muito antiga, construída com materiais de fibrocimento, o que prejudica a qualidade do abastecimento da região, além de contribuir com o percentual de perdas de água. Para solucionar o problema, serão investidos cerca de R$ 19 milhões para implantar quase 6 quilômetros de rede, com os diâmetros da tubulação variando entre 150mm e 800mm, composta por tubos de ferro fundido e de PVC.
A obra é executada pela Construtora CFO, com prazo de conclusão de 360 dias.
Comentários