Cai o número de ocorrências envolvendo violência doméstica em Vacaria durante 2018
Baixar ÁudioOs dados da secretaria de Segurança foram apresentados pela promotora de justiça Bianca Acioli
Pela segunda vez em quatro anos os índices de violência doméstica tiveram uma queda em Vacaria. Dados revelados nesta quarta-feira,20/03, no programa Temática pela promotora de justiça Bianca Acioli Araujo dão conta que o município ocupa atualmente a 34ª posição entre os 497 municípios. Em 2015 Vacaria ocupava a oitava posição e no ano passado a 21ª. O cálculo é feito com base no número de ocorrências a cada mil habitantes. Este ano já foram cadastrados 306 processos referentes a violência contra a mulher no Ministério Público sendo que destes foram expedidas pelo Judiciário 187 medidas protetivas às vítimas.
A promotora Bianca avalia que os avanços verificados nestes últimos meses se deve a vários fatores que levaram a quebra do silêncio na sociedade quando se trata de violência contra a mulher. No ano passado foram em média 7,6 ocorrências para cada mil habiantes segundo a secretaria de Segurança do Estado.
Bianca Acioli Araujo acresenta que essa redução da violência se deve também ao engajamento de todos que fazem parte da rede de proteção a mulher em Vacaria. Fazem parte desse grupo o Condim, Polícia Civil, Brigada Militar, Sine, Ministério Público, Coordenadoria da Mulher, Assistência Social entre outros. Nos próximos meses deverá ser lançado um novo projeto que terá como objetivo inserir as mulheres no mercado de trabalho. A casa de passagem instalada no ano passado vem atendendo as necessidades destaca a promotora.
Comentários