Sistema de mapas das tubulações em tempo real deve agilizar serviços externos do Samae
Baixar ÁudioPor meio de tablets, os servidores poderão consultar informações sobre as tubulações e executar os reparos necessários mais rapidamente
Foto: Divulgação
A ampliação de um sistema do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), que possibilita o acesso a mapas das tubulações do município, deve agilizar os serviços da autarquia. Conforme explica a Diretora da Divisão de Tecnologia da Informação, Luciane Carneiro, o sistema já existia internamente e agora foi disponibilizado para as equipes de atendimento externo. O sistema chamado WebGIS funciona a partir de uma base de dados do próprio Samae.
Segundo Luciane o principal benefício para a população será a agilidade nos serviços executados pelas equipes como reparos de danos nas tubulações, tanto de água quanto de esgoto. Mas, ela reforça que a comunidade ainda deve notificar o Samae quando ocorre alguma falha na distribuição da água ou na rede de coleta de respiduos.
A diretora ainda afirmou à reportagem que não houve custos para a autarquia implantar a modalidade móvel do sistema, pois o software já existia e os tablets utilizados pelos servidores para terem acesso aos mapas são emprestados. Atualmente, há 20 equipamentos funcionado, mas, Luciane garantiu que o intuito é disponibilizar um tablete com o sistema para todas as equipes de serviços externos da autarquia.
Ouça no link acima da foto.
Comentários