Assessor do Governo do Estado vistoria obras em Caxias do Sul para liberação de verbas e contratação de máquinas
Trabalhos executados no interior dos distritos de Santa Lúcia do Piaí e Vila Cristina foram visitados nesta terça-feira (18) por meio da Coordenadoria Extraordinária de Reconstrução
Devido à alta demanda, tendo em vista o excesso de chuva registrado em maio e no último fim de semana, a administração tem recebido apoio da iniciativa privada para conseguir atender a todos os pedidos e permitir o deslocamento dos cidadãos e o escoamento da produção primária.
Nesse contexto, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur-RS), disponibilizou R$ 60 milhões para a contratação de horas-máquina e ajudar na recuperação dos municípios afetados. Caxias do Sul é uma das cidades beneficiadas, sendo as municipalidades responsáveis pela gestão dos trabalhos e pela fiscalização.
O representante da Sedur-RS esteve acompanhado do diretor da Coordenadoria Extraordinária de Reconstrução da Prefeitura de Caxias, João Uez. Foram percorridas as localidades de Sertória Baixa, em Santa Lúcia do Piaí; Forquetinha, em Nova Palmira; Caravaggio da 3ª Légua; e o distrito de Vila Cristina. “Nossa expectativa é positiva com relação à liberação de novas verbas, pois há necessidade de ampliarmos a contratação de horas-máquina pelo fato de alguns pontos recuperados foram novamente danificados no último fim de semana”, explica Uez.
Conforme levantamento da Sedur-RS, até a última sexta-feira (14/06), foram custeadas 15 mil horas de trabalho para municípios das regiões do Vale do Taquari, Região Metropolitana de Porto Alegre, Vale do Rio dos Sinos, Serra, Vale do Caí e Vale do Rio Pardo, com a utilização de mais de 140 equipamentos como retroescavadeiras, tratores de esteira, motoniveladoras, carregadeiras e caminhões.
Comentários