Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

FAS cria dotação orçamentária para emergências e calamidades públicas em Caxias

por Alice Corrêa

A medida visa garantir agilidade e eficiência no atendimento à população em situações críticas, após experiências com a pandemia e enchentes de 2024. A FAS terá recursos exclusivos para ações de acolhimento, assistência e reconstrução

Foto: Divulgação

A Fundação de Assistência Social (FAS), deu mais um importante passo para fortalecer sua atuação em momentos de necessidade em Caxias do Sul. A partir de 2025, será criada uma dotação orçamentária específica destinada exclusivamente a ações em situações de calamidade pública e emergência, com o objetivo de garantir respostas rápidas e eficazes em momentos críticos.

A iniciativa surge a partir das lições aprendidas em eventos recentes, como a pandemia de 2020, que exigiu uma mobilização rápida para atender famílias vulneráveis, e as enchentes de 2024, que causaram sérios danos em várias regiões do Rio Grande do Sul. Com essa dotação orçamentária dedicada, a FAS poderá atuar com maior celeridade, oferecendo acolhimento, assistência e provendo benefícios essenciais às vítimas de emergências.

Geórgia Tomasi, presidente da FAS, destaca que a criação dessa dotação não só melhora a resposta imediata, mas também facilita a prestação de contas. “Além da necessidade de estrutura e recursos disponíveis rapidamente, precisamos organizar a parte burocrática do pós-evento. Com a criação dessa dotação, ampliamos nossa capacidade de resposta rápida e garantimos uma prestação de contas transparente, demonstrando claramente como os recursos foram usados em favor da população”, explica.

A medida é um reflexo da prioridade que Caxias do Sul dá às políticas públicas voltadas à proteção da população mais vulnerável. A FAS segue trabalhando em parceria com entidades e a sociedade civil para garantir que ninguém fique desamparado em situações de emergência. O orçamento específico complementa o trabalho iniciado após a catástrofe climática de maio de 2024, quando foi criada a Comissão de Emergência, formada por servidores da FAS para elaborar diretrizes para atuação da Fundação em momentos atípicos.

A comissão recentemente finalizou um relatório, com um conjunto de medidas permanentes a serem adotadas, garantindo respostas mais rápidas e eficientes em futuras emergências. Com essas ações, a cidade de Caxias do Sul reforça seu compromisso com a agilidade, a eficiência e o cuidado coletivo em momentos de necessidade extrema.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais