Cerimônia de Distribuição da Chama Crioula acontece neste final de semana
Acontece em Cristal - próximo a Camaquã - na 16ª Região Tradicionalista
Foto: Arquivo/Tua Rádio Alvorada
Acontece em Cristal - próximo a Camaquã - na 16ª Região Tradicionalista, a edição de número 74 da Cerimônia de Geração e Distribuição da Chama Crioula do Rio Grande do Sul, marco de abertura dos Festejos Farroupilhas no Estado. A partir daí, a Chama Crioula vai percorrer as 30 Regiões Tradicionalistas, carregada por grupos de cavalarianos, que vão espalhar pelos 497 municípios gaúchos, o fogo em símbolo da coragem, da união dos povos e do sentimento do gaúcho pelas suas tradições.
A cerimônia será neste sábado, 19/08, a partir das 9h30, quando será feita a distribuição da centelha para cada agrupamento regional - e alguns de fora do estado, em uma cerimônia com rituais preparados especialmente para este momento. Os grupos que levarão a chama para as diferentes regiões gaúchas, partirão para diferentes destinos. Há trajetos que superam os 500 quilômetros, como os cavalarianos que vão para as missões, região norte ou para a fronteira oeste.
Para os municípios da 7ª Região Tradicionalista, a cerimônia de distribuição da Chama Crioula dos Festejos Farroupilha 2023 será em Marau. O ato oficial de chegada do fogo acontece no dia 1º/09, às 19h na Sede do Grupo de Cavalarianos Ultima Tropeada. Já a distribuição da centelha da Chama Crioula para os demais municípios, está marcada para o sábado, 02/09, às 8h30, no Parque Municipal Lauro Ricieri Bortolon.
Comentários