Seminário Aparecida: 80 anos de serviço e evangelização na Igreja de Caxias e do RS
Instituição completa oito décadas na terça-feira, 19 de março. Nesta segunda, foi celebrada missa festiva, com a presença de mais de 30 padres
O Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, completa 80 anos de inauguração na terça-feira, 19 de março. São oito décadas de serviço e evangelização na Igreja Católica presente em Caxias do Sul, na Serra e também em todo o Rio Grande do Sul. Na manhã desta segunda-feira, 18, foi celebrada missa festiva na capela dedicada à Padroeira do Brasil, com a presença do bispo diocesano, dom Alessandro Ruffinoni, do bispo emérito, dom Paulo Moretto e mais de 30 padres do clero local.
Ao final da missa, que teve a presença de leigos e voluntários que atuam na Casa, os padres Joni Bonato e Marciano Guerra apresentaram o novo logotipo do Seminário. A marca valoriza a arquitetura do prédio e destaca a presença da imagem de Nossa Senhora Aparecida no topo da construção. O encontro encerrou com o almoço de confraternização, servido no refeitório da instituição.
80 anos de história
Inaugurado em 19 de março de 1939, pelo então bispo de Caxias do Sul, dom José Baréa, o Seminário Aparecida já formou 203 padres e mais de 1,7 mil alunos. A partir deste ano, espaço conta com uma nova configuração, sem a presença de jovens estudantes.
Agora, a instituição aposta em quatro linhas de ação para promover a ocupação e o uso de todo o complexo, que conta com capela, biblioteca com acervo de mais de 25 mil volumes, teatro e ginásio de esportes. Além da locação dos espaços para eventos corporativos, jantares, almoços e formaturas, o Seminário Aparecida também passa a ser a sede do Serviço de Animação Vocacional (SAV) e também servirá como espaço de encontros e retiros dos grupos e movimentos de evangelização da Igreja de Caxias do Sul.
As paróquias, comunidades, grupos e também empresas e organizações podem realizar contato para locar espaços e agendar atividades pelo fone (54) 3211-2750 ou pelo e-mail [email protected].
Comentários