Municípios da região não realizam alteração de protocolos na primeira semana do sistema 3As
Baixar ÁudioO novo modelo permite que prefeitos alterem algumas normas de contenção do coronavírus
No último final de semana, o Governo do Estado, lançou o sistema 3As (confira clicando aqui). O novo modelo dá mais autonomia aos prefeitos, para as tomadas de decisão e estabelece uma divisão de protocolos, os obrigatórios e os variáveis. A Tua Rádio Alvorada conversou com o Prefeito de Marau e presidente da AMPLA, Iura Kurtz, e com a Secretária de Administração de Marau, Yasmin Volpato. Eles nos falam sobre a aplicação dos protocolos na região.
Obrigatórios: Os protocolos obrigatórios são determinados pelo Governo do Estado e devem ser seguidos por municípios de todas as regiões. Eles dizem respeito ao uso de máscara, distanciamento mínimo entre pessoas e higienização de mãos e superfícies. As orientações também valem para o deslocamento de um local a outro, atendimento ao público e local de trabalho. Estas orientações, explica Yasmin, não podem e não serão alteradas pelos prefeitos.
Variáveis: Os protocolos variáveis também são definidos pelo Governo do Estado, porém, podem sofrer alterações, desde que, aponta Iura, haja a aprovação de dois terços dos municípios compreendidos na região. A escolha dos municípios da AMPLA - Associação dos Municípios do Planalto, para esta primeira semana, é seguir os protocolos definidos pelo Estado sem nenhuma alteração.
Confira os protocolos obrigatórios e variáveis clicando aqui.
O Governo do Estado criou um site especial para informar a população sobre o novo sistema: sistema3as.rs.gov.br
A entrevista completa com Iura Kurtz e Yasmin Volpato estão disponíveis no áudio da matéria.
Comentários