Nova diretoria da Associação Riograndense de Imprensa é empossada
Jornalista Evandro Fontana é o novo presidente
Foto: Julio Soares
Tomou posse nesta segunda-feira (16/05), a nova diretoria da ARI – Associação Riograndense de Imprensa, seccional Serra Gaúcha. O evento ocorreu durante a reunião-almoço da CIC – Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul.
O novo presidente da ARI Serra Gaúcha será o jornalista Evandro Fontana. Ele vai substituir o jornalista Paulo Cancian, que atuou na entidade nos últimos seis anos, a partir de 2010. “A ARI trabalha com foco na valorização dos profissionais e empresas ligados à comunicação, bem como na defesa permanente da liberdade de imprensa e de expressão como valor fundamental de uma sociedade democrática,” argumenta Fontana. Na vice-presidência da nova gestão estará o professor de comunicação da UCS-Universidade de Caxias do Sul e diretor do CETEL-Centro de Teledifusão Educativa, Jacob Hoffmann.
Formado em Jornalismo e Relações Públicas, com especialização em Gestão Empresarial, Evandro Fontana atua em comunicação desde 1989, tendo trabalhado na Rádio Caxias, RBS TV, Jornal Pioneiro, UCS TV e na coordenação de imprensa da Universidade de Caxias do Sul. Já realizou estágio profissional na Rádio do Vaticano, foi correspondente da Rádio Gaúcha na região e atuou como correspondente internacional na Itália. Atualmente, é gerente-geral da Fundação Cultural Riograndense, que engloba a Rádio São Francisco, a RedeSul de Rádio e a Rede Maisnova FM. Também apresenta diariamente o programa jornalístico Conectado da Rádio São Francisco.
Histórico
A ARI - Associação Riograndense de Imprensa – foi fundada em 19 de dezembro de 1935, em Porto Alegre, por 114 jornalistas e intelectuais, tendo como seu primeiro presidente Erico Veríssimo. Sem caráter sindical, a entidade reúne profissionais da comunicação, integrando empregados, empregadores e autônomos. Além da valorização de toda a cadeia produtiva da comunicação, a ARI se destaca pela defesa da liberdade de imprensa e de expressão.
Na Serra Gaúcha, ARI estabeleceu sua seccional em 28 de maio de 2003 por iniciativa da jornalista Juçara Tonet Dini, com o apoio de outros 17 profissionais ligados à área de comunicação. A ARI Serra Gaúcha teve até agora dois presidentes: Juçara Tonet Dini, de 2003 a 2009, e Paulo Cancian, de 2010 a 2016. Evandro Fontana será o terceiro presidente da entidade.
A ARI Serra Gaúcha, juntamente com a CIC, realiza dois eventos anuais de destaque: o “Troféu ARI Serra Gaúcha”, que premia profissionais por sua atuação nas mais diferentes áreas da comunicação, e o “Diálogos da Comunicação”, um evento voltado à formação e ao debate sobre assuntos de interesse do meio.
*Com informações da Dinâmica Comunicação
Comentários