Assinado contrato da Prefeitura para abertura dos 70 novos leitos do Hospital Geral
Abertura será gradativa e inicia na próxima semana
Está assinado o contrato do Município com o Hospital Geral (HG), que garante a abertura de 70 novos leitos, distribuídos entre o prédio novo e a estrutura atual. Um ato nesta segunda-feira (14/08), no salão nobre da Prefeitura, demarcou a assinatura do documento, com validade de 60 meses. A confirmação dos novos leitos é fruto do esforço conjunto entre Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, HG e Estado, o que possibilitou o repasse, pelo Governo Federal, de R$ 53 milhões anuais para o custeio dos novos leitos. O valor foi confirmado no final de junho, após comitiva de Caxias com presença do prefeito Adiló Didomenico reforçar o pleito em Brasília.
A abertura será gradativa e iniciará a partir do dia 22 de agosto, conforme cronograma definido pelo hospital.
Esse contrato assinado garante o maior aumento de leitos que esta região viu nos últimos 25 anos, aliás, desde a abertura do HG. Mesmo diante de críticas, de adversidades, nossa administração está fazendo entregas concretas que vão gerar grande impacto na vida das pessoas. Isso tudo com uma equipe empenhada em entregar saúde pública de qualidade, equânime e resolutiva. Estamos fazendo o nosso melhor, buscando efetivamente cuidar do bem mais precioso, que a é a vida”, discursou Daniele.
O vice-presidente da FUCS, Cláudio Luis Pessoa de Oliveira, lembrou do histórico do HG e de Caxias do Sul como incentivadora da saúde pública. Ele apontou que este é um momento de grande satisfação para a Fundação, que é gestora do HG.
Os primeiros leitos a entrarem em operação serão os 15 de internação a serem reativados no prédio atual do HG, na quarta semana de agosto. Isso ocorrerá porque a UTI adulto será transferida para o prédio novo. Já na última semana de agosto entram em operação 12 novos leitos de internação, também no prédio atual, graças à transferência da UTI pediátrica para o prédio novo. Na sequência, na segunda semana de setembro serão abertos mais 27 leitos de internação no prédio novo. A última etapa está projetada para a quarta semana de setembro, quando inauguram 10 leitos de UTI neonatal e seis de internação na estrutura atual.
Caxias do Sul repassa, com recursos próprios, R$ 1,4 milhão mensais ao Hospital Geral.
Também estiveram presentes o reitor da UCS, Gelson Rech; vice-reitor, Asdrubal Falavigna; titular da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS), Solange Sonda; chefe de Gabinete, Grégora Fortuna dos Passos; diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti; deputados federais Denise Pessoa e Pepe Vargas; presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alexandre de Almeida Silva; presidente da UAB, Valdir Walter; vereadores Zé Dambrós, Marisol Santos, Tatiane Frizzo, Lucas Diel, Lucas Caregnatto, Estela Balardin, Juliano Valim.
Comentários