Casa asilares precisam se adequar a legislação destaca diretora técnica de Secretaria
Baixar ÁudioRosi Bonella destaca que uma das dificuldades é o grande número de idosos em algumas dessas casas
Foto: RD Fátima
A secretaria de Desenvolvimento Social estuda a possibilidade de realizar um fórum de discussões sobre a situação dos idosos em Vacaria e consequente ações que possam ser implementadas. Além disso em parceria com o Ministério Público estão sendo apuradas denúncias maus tratos a idosos em algumas das nove casas asilares que estão em funcionamento na cidade. Como estes locais são particulares não tem como receberem recursos públicos, porém, precisam cumprir a legislação.
De acordo com a diretora técnica da secretaria um dos maiores problemas é a falta de pessoal para atender os idosos. Rosi Bonella destaca que algumas dessas casas possui um número maior de idosos que comportaria o espaço para um atendimento adequado. Ela ressalta que todas as denúncias estão sendo apuradas pelo Ministério Público. Para Rosi as famílias estão abandonando cada vez mais os idosos.
A assistente social Rosi Bonella ressalta que dentro da política de atendimento aos idosos existem pelo menos 10 grupos de convivência. O estatuto do idoso completa 15 anos em 2019 e estabelece regramento para atendimento dessa faixa etária. Trata inclusive sobre as casas asilares. O Asilo Santa Isabel é a única instituição que está habilitada para receber recursos públicos no município.
Comentários