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Reativação das lombadas eletrônicas nas rodovias estaduais deve ocorrer até final de fevereiro

por Pablo Ribeiro

Dos 112 redutores de velocidade previstos nos contratos, 80% já foram instalados

Foto: DAER/Divulgação

A instalação das novas lombadas eletrônicas nas rodovias estaduais gaúchas deve ocorrer até o final do mês de fevereiro. A empresa contratada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) já concluiu a montagem de 89 dos 112 equipamentos previstos nos lotes recentemente licitados. Na região da Serra, duas lombadas já foram instaladas: a da RSC-453, entre Caxias do Sul e Farroupilha, e na ERS-235, entre Nova Petrópolis e Gramado.

Cada um dos dispositivos irá monitorar uma faixa de rodovia. A velocidade limite varia de 40 a 60 quilômetros por hora, dependendo do fluxo médio de veículos e pedestres do local. Até agora, 16 das 19 estradas atendidas pelos novos contratos já contam com as lombadas eletrônicas afixadas.

De acordo com o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, a expectativa é de que a instalação dos dispositivos seja concluída ainda este mês. Além da montagem, os equipamentos dependem da análise do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e do fornecimento de energia elétrica para iniciar a operação.

“Os trabalhos estão sendo realizados com a maior agilidade possível. Prova disso é que algumas lombadas até já foram aferidas pelo Inmetro”, salienta Uberti. “Pretendemos ativar todos os dispositivos nesta época de volta às aulas, pois parte deles está localizada justamente nas proximidades de escolas, onde a redução da velocidade é essencial para a segurança no trânsito.”

Os quatro novos contratos de instalação e operação das lombadas eletrônicas somam R$ 3,85 milhões e contam com recursos do Tesouro do Estado. A empresa Kopp Tecnologia, de Vera Cruz, foi a vencedora das licitações e assumiu os serviços pelo prazo de um ano, podendo ser prorrogado quatro vezes por igual período.

As lombadas já instaladas ficam nas seguintes rodovias:

- ERS-124 (Montenegro): 2 faixas;
- ERS-240 (São Leopoldo e Portão): 16 faixas;
- ERS-401 (São Jerônimo): 2 faixas;
- RSC-287 (Montenegro): 4 faixas;
- RSC-287 (Novo Cabrais e Paraíso do Sul): 4 faixas;
- RSC-453 (Caxias do Sul e Farroupilha): 10 faixas;
- RSC-453 (Venâncio Aires): 4 faixas;
- ERS-030 (Glorinha e Osório): 4 faixas;
- ERS-115 (Igrejinha e Três Coroas): 4 faixas;
- ERS-235 (Nova Petrópolis e Gramado): 12 faixas;
- ERS-389 (Torres): 2 faixas;
- ERS-452 (Feliz e Vale Real): 4 faixas;
- ERS-486 (Itati): 2 faixas
- VRS-873 (Morro Reuter): 2 faixas;
- ERS-149 (Restinga Seca): 2 faixas
- ERS-155 (Ijuí): 3 faixas;
- ERS-344 (Entre Ijuís): 4 faixas;
- ERS-509 (Santa Maria): 8 faixas.

Os próximos equipamentos a serem instalados monitorarão as rodovias:

- ERS-126 (Sananduva): 1 faixa;
- ERS-129 (Encantado): 2 faixas;
- ERS-129 (Serafina Corrêa): 2 faixas
- ERS-324 (Passo Fundo e Vila Maria): 8 faixas;
- ERS-324 (Nova Araçá e Nova Bassano): 6 faixas
- ERS-438 (Paraí): 2 faixas;
- RSC-453 (Estrela): 2 faixas.

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