Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
06:30:00
Caminhos da Fé
08:00:00
 
 

A TV nova estragou? A loja deve consertar ou trocar imediatamente

por Jeferson Ageitos

De acordo com o Procon, o Código de Defesa do Consumidor prevê uma exceção à regra que fala em 30 dias para resolver problemas de fábrica

Foto: Divulgação

Em época de Copa do Mundo, muita gente deseja uma televisão nova para assistir aos jogos. A venda desse produto deve crescer 22%, no Brasil, por causa do torneio de futebol na Rússia. Só nos primeiros dois meses de 2018, a produção de eletrodomésticos da linha marrom, que inclui os aparelhos de TV, aumentou 45% na comparação com o primeiro bimestre de 2017.

Via de regra, as lojas têm até 30 dias para fazer a troca de produtos que apresentam defeito de fábrica, mas segundo o Procon de Caxias do Sul, em época de Copa, o Código de Defesa do Consumidor prevê que o televisor seja ou imediatamente consertado ou trocado por um novo.

“Se tiver algum consumidor nessa situação, procure o lojista e, se não houver o conserto ou a troca, procure o Procon porque não tem tempo para ficar esperando o conserto em 30 dias. A Copa vai encerrar”, afirma o coordenador do Procon de Caxias do Sul, Luiz Fernando Del Rio Horn. Ele deu entrevista ao programa Conectado, na manhã dessa quinta-feira (14). Ouça a íntegra, no podcast ao lado.

 

Falsas promoções

Essa semana, o o Procon multou quatro redes de vestuário e eletroeletrônico que têm filiais em Caxias do Sul por supostas fraudes na Black Friday, em novembro de 2017.

Meses antes, o Procon fez pesquisa de preços em lojas físicas e virtuais. Na semana da promoção, pesquisou novamente os preços dos mesmos produtos nas mesmas lojas e constatou que as redes tinham dado “desconto” em cima de preços mais altos que o normal.

“O Procon conseguiu fazer essa verificação e, com isso, a gente conseguiu chegar a cinco redes de lojas que, a princípio, estariam praticando as falsas promoções”, afirma Horn.

Cinco processos foram abertos contra grandes redes que têm filiais em Caxias do Sul. Uma delas comprovou que não houve irregularidades. Quatro foram multadas em cerca de R$ 46 mil. Ainda cabe recurso.

“Ao consumidor até pode parecer pouco, mas eu tenho certeza que essas redes vão pensar duas vezes antes de promover esse tipo de conduta. Ao menos aqui na praça de Caxias. E, se insistirem nesse tipo de conduta, vão ser penalizadas de novo”.

O Procon atende pelo telefone 151 e, em Caxias do Sul, na Rua Visconde de Pelotas, número 449, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, sem fechar ao meio-dia.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais