Caxias terá campanha para diminuir a inadimplência do Fundo da Casa Popular (Funcap)
Comunidade do Vila Ipê vai receber a ação idealizada pela Secretaria Municipal de Habitação na próxima semana
O bairro Vila Ipê foi o local escolhido para a primeira ação da campanha para redução da inadimplência do Fundo da Casa Popular (Funcap), lançada nesta semana, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Atualmente, 74% dos mutuários com contratos ativos estão com as prestações atrasadas. Por isso, o mote da iniciativa é “Pague em dia. Você contribui para novos empreendimentos”.
Conforme o secretário municipal de Habitação, Wagner Petrini, a ideia é sensibilizar os inadimplentes, pois o montante da regularização permitiria atender novas famílias de baixa renda com unidades habitacionais. Atualmente, a fila de inscritos no Funcap aguardando sua vez é de 5.600 famílias. As prestações do financiamento mensais atrasados, originalmente, variam de R$ 30 a R$ 150.
De acordo com o Município, mutuários com parcelas em longo período de atraso têm consequências de inadimplência. Só em anos recentes, a Prefeitura afirma que para se ter ideia: em 2020, foram dois imóveis que voltaram para o poder público; em 2021, um; e em 2022, três pessoas perderam a moradia por falta de pagamento.
E mais processos estão na Justiça. Conforme dados da pasta, há 14 ações judiciais em andamento e outras 34 com os prazos suspensos, de famílias que possuem acordo judicial e retomaram os pagamentos.
Parcelas
O Funcap possui duas ferramentas que viabilizam a solicitação das parcelas atualizadas que é através do Whatsapp (54) 99613-4329 e via email [email protected].
Comentários