Mendicância infantil: Como contribuir para a resolução do problema
Baixar ÁudioAlém da exposição aos perigos da rua, esta situação, atrapalha o desenvolvimento da criança
Você já foi abordado por alguma criança na rua, pedindo esmolas ou vendendo algo? Essa é uma situação já conhecida por grande parte da população brasileira e o município de Marau não fica de fora. Para entender melhor essa situação, a Tua Rádio Alvorada conversou com a psicóloga da Secretaria de Desenvolvimento Social, Lilian Maculan Rettore.
Segundo ela, a mendicância é um trabalho infantil e oferecer dinheiro ou comprar algo oferecido pela criança pode contribuir para que a situação continue. As principais preocupações, de acordo com Lilian, é o perigo ao qual a criança está exposta permanecendo sozinha na rua e o desenvolvimento pessoal da criança que pode ser afetado.
O conselho que a psicóloga dá aos adultos que se deparam com esta situação é, primeiro, pensar a longo prazo. Segundo Lilian, o dinheiro oferecido pode ajudar momentaneamente, porém, não contribui para o fim do problema. O ideal, explica a psicóloga, é buscar outras formas para ajudar, como por exemplo, comunicar a Secretaria de Desenvolvimento Social, que possui projetos específicos para ajudar, não só as crianças, mas também, toda a família que possa estar passando por dificuldades. O contato pode ser feito através do telefone 3342 - 3183.
A entrevista completa com Lilian Maculan Rettore está disponível no áudio da matéria.
Comentários