SOS Agro RS realiza mobilização em Nicolau Vergueiro, Camargo e Nova Alvorada
Movimentação ganha força ao longo do dia com adesão de novos municípios
Foto: Divulgação/SOS Agro RS
Após o tratoraço realizado na quinta-feira, 08/08, em Porto Alegre, o Movimento SOS Agro RS decidiu realizar uma série de ações localizadas, nos municípios gaúchos, com o objetivo de intensificar a mobilização da classe, na pressão ao governo federal. Eles buscam chamar a atenção para o endividamento provocado pelas estiagens e pelas enchentes e pedem soluções efetivas para a liquidação ou para a renegociação de parcelas do crédito rural com instituições financeiras.
O governo já editou uma medida provisória que sinaliza apoio e prometeu rever alguns itens desse texto, antes da publicação de um decreto sobre o tema. Na região, haverá ato em Nicolau Vergueiro, com expectativa de reunir mais de 80 produtores rurais. Será na tarde desta segunda-feira, 12/08, a partir das 13h30, com uma carreata de máquinas agrícolas. Segundo Luciane de Lima, uma das organizadoras, o ato será pacífico e ordeiro, com possível adesão de outras classes, como o comércio. Após a carreata, as máquinas agrícolas ficarão expostas próximo ao trevo de acesso a Ibirapuitã.
“A nossa região foi menos atingida, mas também tivemos perdas por aqui. Então vamos fazer uma tarde para conversar, explicar nossa situação e ver o que pode ser feito. Estamos no aguardo também da medida provisória e do decreto”, explica ela. A produtora rural também antecipa que nos próximos dias vai acontecer uma audiência pública em Brasília, também para discutir os pontos levantados pelo movimento. Lideranças, parlamentares e produtores deverão participar do encontro que é promovido pela Comissão Externa da Câmara dos Deputados, criada para tratar das consequências da estiagem no Rio Grande do Sul.
Comentários