Centro Pop Rua intensifica trabalhos de acolhimento com a chegada do frio intenso em Caxias
A equipe da FAS tem realizado mais abordagens de pessoas em situação de rua
Com a chegada do frio intenso na Serra Gaúcha, as equipes da Fundação de Assistência Social (FAS) de Caxias do Sul tem intensificado os trabalhos de abordagem a pessoas em situação de rua.
As esquipes estão nas ruas, porém, são apenas a parte inicial do trabalho e que é a mais visível à população. Há outros desdobramentos além de conduzir a uma casa de passagem aquelas pessoas que aceitam o convite para saírem das ruas.
Em junho, a equipe realizou 229 abordagens a 122 pessoas. Isso porque uma mesma pessoa pode ser abordada mais de uma vez, na tentativa de que ela aceite o encaminhamento a uma das 140 vagas que são oferecidas nas casas de passagem. A essas vagas, somam-se outras 60 que são oferecidas para pernoite e janta na Casa Bom Samaritano. As abordagens foram feitas em aproximadamente 100 locais espalhados por toda a cidade que são monitorados pelos servidores que atuam no serviço, por serem pontos costumeiramente escolhidos pela população de rua. Aos moradores de rua que rejeitam o acolhimento, a equipe disponibiliza cobertores na tentativa de proporcionar o mínimo de conforto, uma vez que o acolhimento não pode ser forçado.
O trabalho do Centro Pop Rua não se restringe a tirar a pessoa da rua e encaminhar a uma casa de acolhimento. Envolve muitos outros fatores que garantem o mínimo de cidadania, por exemplo auxiliando na obtenção de segunda via de documentos. Só no mês passado foram 84 pessoas que com a ajuda com a ajuda do Centro Pop Rua conseguiram acessar esse serviço, seja para certidão de nascimento, carteira de identidade, CPF ou outro documento.
Há, ainda, aquelas pessoas que desejam retornar à sua cidade de origem, ficar junto à sua família. Para essas, é disponibilizado o auxílio passagem. Foram 47 indivíduos que puderam retornar para as suas famílias em outras cidades do Estado, em um investimento do Município na ordem de R$ 3.810,00. "Desde março desse ano, a concessão desse benefício foi flexibilizada, permitindo que possam ser pagas as passagens para retorno a outros estados, mudança que acabou por tonar o trabalho da equipe muito facilitado. Em junho, por exemplo, foi possível conceder a passagem a uma pessoa atendida pelo Centro Pop Rua que retornou para Curitibanos, em Santa Catarina", informa o presidente da FAS, Rafael Vieira.
Além disso, no mês de junho foram concedidos 54 cartão-alimentação, cada um no valor de R$ 80,00. Esse cartão foi lançado pela FAS em dezembro do ano passado para substituir a cesta básica, dando mais flexibilidade para a compra de alimentos. Além de dar mais autonomia aos beneficiados, o sistema também incrementa o faturamento do comércio local, o que acaba por beneficiar a toda a população.
SERVIÇO:
Abordagem Social da FAS: Das 8h às 12h e das 13h às 17h
Telefone: 98403.8864
Abordagem Social da FAS: Das 18h às 22h e Plantão das 19h às 7h
Telefone: 98404.9921
Comentários