Agências do Sine reabrem para auxiliar encaminhamento de seguro-desemprego durante a pandemia
Baixar ÁudioSegundo dados do Ministério da Economia, da segunda quinzena de março até o dia 26 de abril houve o registro de 54.785 solicitações do benefício no Rio Grande do Sul
Desde a segunda-feira (11/5), as Agências FGTAS/Sine no Rio Grande do Sul (RS) voltaram a atender de forma presencial. As unidades estavam fechadas desde março como medida de prevenção ao coronavírus. A prioridade está sendo em auxiliar quem está com dificuldades para encaminhar o benefício do seguro-desemprego on-line, como explicou o coordenador da agência do Sine em Caxias do Sul, Maurício Adamatti, em entrevista à Tua Rádio São Francisco.
Ouça AQUI a entrevista completa.
Todos os atendimentos devem cumprir com as normativas do Ministério da Saúde e do decreto do governo do Estado que determinam cuidados com os ambientes, com a higienização e a disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) aos agentes aptos para o atendimento ao público, assim como para os que buscam o serviço. Os canais virtuais como e-mail, telefone e WhatsApp seguem mantidos.
Será permitida a entrada e permanência de público equivalente ao número de atendentes da FGTAS disponível no ambiente. É obrigatório, ainda, o uso de máscara e distância de, no mínimo, dois metros entre os trabalhadores que aguardam atendimento nas filas que se formarem eventualmente. A agência do Sine em Caxias do Sul é localiza na A. Júlio de Castilhos, nº 1478, no Centro.
Segundo dados do Ministério da Economia, da segunda quinzena de março até o dia 26 de abril houve o registro de 54.785 solicitações do benefício no Rio Grande do Sul. Desses, 42.955 foram on-line e 11.830, presencial. Por dia, em média, no Estado, são recebidos 6 mil e-mails relativos ao benefício. No Brasil, em igual período foram registradas 775.194 solicitações, sendo 616.714 on-line. Em março e abril do ano passado, no Rio Grande do Sul, foram registradas 70.304 solicitações do seguro-desemprego. Desses, apenas 731 foram on-line e o restante, 69.573, de forma presencial.
Como solicitar o benefício pela internet
• O trabalhador pode realizar o encaminhamento do benefício seguro-desemprego pela internet após sete dias da dispensa, por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital
• Uma vez com acesso à conta, é preciso clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa.
• Em seguida, confirmar a solicitação e obter um comprovante ao final do processo.
No portal www.gov.br também pode ser encaminhado o benefício.
>Clique aqui e veja vídeo com um passo a passo para o encaminhamento.
Se a solicitação on-line for concedida automaticamente, receberá a informação de que a emissão das parcelas ocorrerá em 30 dias contados a partir da data de liberação pelo sistema. Caso ocorra problemas no encaminhamento on-line, entre em contato pelo telefone 158.
Se o sistema notificar pendências, o cidadão deve enviar e-mail para a Agência FGTAS/Sine da sua cidade para que seja fornecido auxílio nas situações de seguro empregado doméstico, seguro com alvará judicial, seguro por término de contrato ou se o sistema acusar confirmação no posto e divergência de dados cadastrais.
Comentários