Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Guaporé destaca-se no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal 2015

por Eduardo Cover Godinho

Município, com nota 0,8218 na somatória das áreas de saúde, emprego & renda e educação, obteve a posição de número 35 no Rio Grande do Sul

Apesar da boa nota, cidade caiu 14 posições no ranking em um ano
Foto: Studio Bastian

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou na sexta-feira, dia 4 de dezembro, o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5,5 mil municípios brasileiros. O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que avalia as área de Emprego & Renda, Educação e Saúde, com base em estatísticas públicas oficiais disponibilizadas pelo Governo Federal através dos Ministérios do Trabalho, Educação e Saúde, posicionou Guaporé entre as 40 melhores cidades do Rio Grande do Sul. A “Capital da Hospitalidade” aparece como a 35ª colocada no ranking, alcançando a categoria de Alto Desenvolvimento (categoria máxima). No País, Guaporé é o 255º desempenho, tendo obtido nota 0,8218, melhor que a média nacional que é de 0,7441. Os números têm como base o ano de 2013.

A posição de número 35 é maior que o divulgado no ano passado com dados de 2012. A queda na avaliação de 0,8340 (21º posição no Estado) para 0,8218 (35ª posição no Estado) relaciona-se a diminuição dos dados apontados pelo Índice Firjan nas áreas da Saúde e principalmente Emprego & Renda. No quesito Saúde Guaporé se destaca com o índice de 0,9444, ante 0,9663 do ano anterior. O IFDM-Saúde tem foco na saúde básica e contempla indicadores cujo controle é de competência municipal. Neste caso, foram utilizados os bancos de dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e do Sistema Internações Hospitalares (SIH), todos do DataSUS – Ministério da Saúde. No Brasil, o Rio Grande do Sul é o estado que se destaca por ser o que reúne, proporcionalmente, mais municípios com nível de excelência em saúde: 77%.

O Emprego & Renda tem como nota registrada, ano base 2013, de 0,6384, ou seja, quatro pontos menores que os 0,6384 avaliados na divulgação passada. O índice é composto por duas dimensões: emprego – que avalia a geração de emprego formal e a capacidade de absorção da mão-de-obra local – e renda – que acompanha a geração de renda e sua distribuição no mercado de trabalho do município.

O maior índice registrado e que cresceu em relação às publicações passadas foi o da educação. A área, de destaque no cenário gaúcho, recebeu a nota de 0,8821. O IFDM – Educação foi idealizado para captar a oferta de educação infantil e, principalmente, a qualidade da educação prestada no ensino fundamental em escolas públicas e privadas.

 

Leitura

De leitura simples, o índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Ou seja, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais