Aeroporto Hugo Cantergiani em Caxias do Sul aguarda liberação do novo sistema de PAPI
Paralelamente ocorre uma manutenção do telhado do terminal, que começou nesta terça-feira e deve ser concluída em 30 dias
O Precision Approach Path Indicator (PAPI), equipamento crucial para a segurança dos pousos em condições meteorológicas adversas, já está instalado no Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul. No entanto, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) salienta que o sistema ainda não está operacional, aguardando a visita e homologação do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da Força Aérea Brasileira. O prazo para a conclusão desse processo ainda não foi estimado.
O PAPI é um sistema de iluminação composto por cubos com LEDs potentes que orientam os pilotos durante a descida da aeronave, substituindo o obsoleto Abbreviated Visual Approach Slope Indicator System (AVASIS). Com o novo equipamento, o aeroporto poderá realizar pousos sob neblina moderada, aumentando a segurança das operações.
Paralelamente, começaram na manhã desta terça-feira (10) os trabalhos de manutenção e restauração da cobertura do terminal de passageiros do aeroporto. A empresa Loch Construções e Funilaria foi contratada para a execução das obras, que incluem a substituição completa do telhado. Na manhã de hoje, os caminhões com telhas e equipamentos foram vistos descarregando materiais em frente ao terminal.
O diretor do terminal, Cleberson Babetzki, informou que a previsão para a conclusão das melhorias é de 30 dias, dependendo das condições meteorológicas. As obras estão orçadas em R$ 326.990,28, conforme publicado no Diário Oficial do Município em 5 de setembro.
Apesar das obras, o terminal continua operando normalmente em dias de chuva, sem que a umidade afete suas operações.
Comentários