Campanha busca estimular caxienses a destinarem parte do IR a projetos da cidade que ajudam crianças e idosos
Representante do Grupo de Trabalho por Caxias, Gilson de Almeida divulgou a ação na Câmara de Vereadores nesta quinta-feira
O representante do Grupo de Trabalho por Caxias, Gilson de Almeida, divulgou a campanha Sou Cidadão Solidário na cedência de cinco minutos da sessão ordinária desta quinta-feira (09/03), na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Ele reforçou na importância que a ação tem na vida de crianças, adolescentes e pessoas idosas do município.
O analista tributário da Receita Federal utilizou o espaço para explicar um pouco sobre a iniciativa. O objetivo é estimular o cidadão que faz a declaração completa a destinar parte do seu Imposto de Renda (IR) para ajudar crianças, adolescentes, idosos, projetos culturais, audiovisuais e desportivos da cidade.
A destinação de 6% do IR devido pela pessoa física pode ser feita no ano-calendário, ou seja, o ano base, ou por ocasião da realização da declaração anual de ajuste do IR. Neste ano, o período é de 15 de março a 31 de maio.
Gilson comentou que uma das dúvidas recorrentes da população é se as entidades realmente recebem os fundos. Ele esclarece que existem órgãos, como a Receita Federal, que fiscalizam a destinação do dinheiro. Os contemplados pela campanha também realizam uma prestação de contas anuais.
Por fim, o representante reforçou a necessidade de divulgação da campanha apresentando os valores arrecadados no ano de 2022. Segundo ele, o potencial de doação na época era de mais de R$ 22 milhões, e foram destinados 12% do valor total, ou seja, mais de R$ 2 milhões.
“Nós precisamos sensibilizar a comunidade e chegarmos a 15%, 20%, 50%. Isso, com certeza vai fazer diferença na qualidade de vida de crianças, adolescentes e idosos da nossa comunidade”, finaliza.
Comentários