Movimento Lugar de Criança é na Escola ganha adesão no município de Marau
Baixar ÁudioSe preferir, ouça este conteúdo no player de áudio da matéria
Foto: Taliane Radaeli/Tua Rádio Alvorada
O movimento Lugar de Criança é na Escola, de âmbito estadual, terá ação neste sábado, 10/04, em Marau. Será uma carreata com saída às 10h, da frente do CTG Sentinelas do Pago, com intuito de percorrer as principais ruas da cidade. O foco é o Poder Judiciário, que desde março mantém decisão que impede a volta às aulas presenciais, conforme autorizado pelo governo estadual – apenas para educação infantil e primeiro e segundo anos do ensino fundamental, mediante protocolos.
De acordo com a advogada Bruna Dias do Santos, uma das organizadoras, entre os objetivos está mostrar que as escolas são locais seguros – que se prepararam para receber os estudantes, e que as crianças estão contabilizando perdas de aprendizagem, já que estão há mais de um ano afastadas das salas de aula. Ela cita manifestos assinados, por exemplo, por médicos pediatras, que apontam a importância da reabertura das escolas para o desenvolvimento cognitivo e até para a saúde mental das crianças.
Ainda de acordo com a advogada, uma das reivindicações do movimento é a inserção dos professores entre os públicos prioritários para receber doses de vacina contra a covid-19. A medida, segundo ela, ampliaria a segurança sanitária dos educandários. Sobre a organização da carreata, Bruna explica que é sugerido aos participantes usarem balões pretos e amarelos – cores do movimento, e orientado que permaneçam nos carros e usem máscaras.
Comentários