Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Saiba como funciona o Pix, novo sistema de pagamentos e transferências instantâneas

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Este conteúdo esta disponível, também, no áudio da matéria

Foto: reprodução/ Agência Brasil

Novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, previsto para começar a operar no dia 16 de novembro, o Pix entrou, oficialmente, em teste, nesta segunda-feira, 05/10. Os clientes podem, agora, registrar as chaves digitais de endereçamento para enviar ou receber recursos através de instituições financeiras. Sobre o assunto, a Tua Rádio Alvorada conversou com Rafael Pierozan, Gerente do Sistema de Pagamentos Instantâneos na Unidade de Finanças e Tesouraria do Banrisul.(confira a entrevista completa no áudio da matéria) 

O pagador não precisará de dados como número da instituição, agência e conta para fazer uma transferência. Para cadastrar a chave, basta acessar o aplicativo da instituição em que tem conta e fazer o registro, vinculando a uma conta específica uma das três informações: número de telefone celular, e-mail ou CPF/CNPJ. As informações serão armazenadas em uma plataforma tecnológica desenvolvida e operada pelo Banco Central, chamada Diretório Identificador de Contas Transacionais, um dos componentes do Pix. O Pix funcionará 24 horas por dia e reduzirá para 10 segundos o tempo de liquidação de pagamentos entre estabelecimentos com conta em bancos e instituições diferentes. 

As transações poderão ser feitas por meio de QR Code (versão avançada do código de barras lida pela câmera do celular) ou com base na chave cadastrada. A nova ferramenta trará agilidade em relação a sistemas atuais de pagamento, como a transferência eletrônica disponível (TED), que leva até duas horas para ser compensada, e o documento de ordem de crédito (DOC), liquidado apenas no dia útil seguinte. No caso de empresas, a plataforma traz vantagens em relação ao pagamento por cartão de débito. Isso porque o consumidor pagante não precisará ter conta em banco, como ocorre com os cartões. Bastará abastecer a carteira digital do Pix para enviar e receber dinheiro.

Sobre os cuidados que devem ser tomados ao aderir ao Pix, Rafael, ressalta que o cliente não deve passar dados através de mensagens de texto ou ligações, pois o banco não realiza esta atividade, dessa forma, a tentativa de contato pode ser uma tentativa de golpe. Além disso, é importante manter os dispositivos com sistemas antivírus e só acessar os canais do banco em ambientes seguros. Em caso de dúvidas, o Banrisul disponibiliza informações através do site  www.banrisul.com.br/pix, atrvés do aplicativo Banrisul Digital ou diretamente com a agência de relacionamento do cliente. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais