Encontro Mulher Coasa reúne mais de 1.500 associadas e se consolida como evento de interação e troca de conhecimentos
Atividade aconteceu nesta quarta-feira, 04/10, na Gruta Nossa Senhora de Lourdes de Água Santa
Sair da rotina para se encontrar com amigas e conhecidas. Tirar um tempo para aprender coisas novas. Viver experiências diferentes, carregadas de fortes emoções. Estas foram algumas avaliações das associadas que participaram do Encontro Mulher Coasa, realizado nesta quarta-feira, 04/10, na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, em Água Santa. O evento faz parte do calendário de atividades da cooperativa já há vários anos e desta vez reuniu mais de 1500 pessoas, consolidando-se como uma importante atividade de interação e troca de conhecimentos.
Após serem recepcionadas e ouvirem a palavra do presidente da cooperativa, Orildo Germano Belegante - que reafirmou a importância da mulher, tanto na atividade rural como na Coasa, as associadas participantes acompanharam a palestra "O Poder da Mulher Maravilha", da consultora em desenvolvimento humano, Vera Ceolin. Ela falou sobre amar-se e respeitar-se. "É preciso olhar com carinho para as coisas que fazemos, gostar da gente, honrar e amar nossa história".
Em seguida, o educador e humorista, Roselei Angst, conduziu a palestra show "Felicidade, o Impacto da Alegria no Empreendedorismo”. Ele frisou a importância da simplicidade em nosso dia a dia. "A simplicidade é se interessar pelo próximo e deixar o outro feliz com nossa presença." Cantando clássicos da música nacional, ele transmitiu mensagens de alegria e esperança. O evento também teve a presença e participação da cantora Tatiane da Silva Pureza, que recepcionou as convidadas.
Ainda pela manhã, foi lançada a revista de receitas construída a partir das oficinas de plantas bioativas e plantas alimentícias não convencionais, que vem sendo realizada com as mulheres integrantes do Programa Consumo Sustentável da Coasa, em atividades que acontecem com apoio do Fundo Social do Sescoop - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo. A revista é uma forma de exemplificar o resultado obtido a partir das aulas, que são ministradas para as associadas, dentro da temática da valorização da natureza e da segurança alimentar.
Após o almoço, aconteceram as palestras simultâneas, ocasião em que as associadas puderam escolher participar da temática que mais lhe interessasse. Os assuntos trabalhados foram: a importância da mulher na gestão da propriedade rural com conceitos sobre gestão; plantas medicinais e suas aplicações práticas visando a saúde e o bem-estar; ideias para empreender na propriedade a partir das potencialidades de cada local agregando renda; arteterapia como ferramenta de promoção da saúde emocional e, ainda, os arquétipos femininos e o despertar da deusa moderna para equilibrar a essência feminina.
Durante o Encontro Mulher Coasa também aconteceu mais uma edição do Feirão Artesanal. Trata-se do espaço onde também participam associadas da cooperativa, como expositoras de seus artesanatos e dos produtos da agricultura familiar de suas propriedades. Também participam artesãos de empresas e/ou instituições parceiras. O comércio destes itens do feirão sempre têm uma excelente aceitação nos eventos da Coasa e, neste ano, o número de expositores foi recorde, chegando a 57 bancas.
Além disso, o evento - como os demais realizados pela cooperativa, tem a cultura da solidariedade e da responsabilidade social. O valor arrecadado com os passaportes solidários serão repassados para a reconstrução do hospital de Roca Sales, uma das cidades mais prejudicadas com as enchentes do início de setembro.
Comentários