Comissão é criada para estudar alterações no trânsito em Marau
Comissão é presidida pelo Capitão da Brigada Militar, Rudimar Aires
Na manhã desta quinta-feira, 05/09, a sala de reuniões da Prefeitura de Marau reuniu representantes de diversas entidades locais para debater a situação do trânsito no município. O encontro foi proposto após a ocorrência de acidentes, incluindo dois trágicos casos, com vítimas fatais, envolvendo excesso de velocidade e infrações a normas de trânsito.
Ainda em 2023, o Poder Público e as entidades debateram a necessidade de modificar o trânsito em ruas e avenidas do município, o que era um pleito antigo da comunidade. O principal objetivo dessas mudanças, implementadas no final de janeiro de 2024, era melhorar a fluidez e a segurança viária.
Entretanto, com o aumento da velocidade dos veículos nessas vias, especialmente nas duas avenidas em que o tráfego, hoje, ocorre em mão única, ocorreram alguns incidentes de trânsito, muitos deles causados por motoristas que não respeitaram os limites de velocidade, bem como, a sinalização. Embora a imprudência ao volante tenha sido o principal fator nos acidentes, a Prefeitura reconhece a necessidade de reavaliar e estar em constante aprimoramento do sistema viário.
Diante desse cenário, a Prefeitura de Marau criou, nesta quinta-feira, uma comissão formada por representantes de entidades e associações locais. Essa comissão terá autonomia para avaliar e sugerir novas medidas de mobilidade urbana no município. O grupo terá 30 dias para concluir o estudo técnico e apresentar recomendações ao Poder Público.
A comissão será presidida pelo Capitão da Brigada Militar, Rudimar Aires, e terá também como integrantes os seguintes membros:
Representante da Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária - Marlon Cuchi;
Representante do Conselho Trânsito – Rossandro Triches
Representante do Corpo de Bombeiros de Marau – Paulo Mello
Representante da Brigada Militar – Rudimar Aires
Representante da Policia Civil – Camile
Representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Rafael Landim
Representante dos Transportadores de Passageiros – Sandro Ghion
Representante dos Engenheiros e Arquitetos de Marau – Volmir Suptitz
Representante do Departamento de Planejamento – Marcelo Boscatto
Representante da Câmara de Vereadores – Vagner Daré
Representante da Indústria Alimentícia – Márcio Ferlin
Nota Oficial da Prefeitura de Marau
"Recentemente, acidentes em nosso trânsito impactaram nossa comunidade, e expressamos nossos sinceros pêsames às famílias das vítimas. Desde o início do ano, realizamos mudanças no trânsito, planejadas com base em estudos técnicos e com o apoio de diversas entidades, com o objetivo de melhorar a segurança e mobilidade em Marau.
Infelizmente, os acidentes foram causados pela imprudência de motoristas que não respeitaram os limites de velocidade e nem sequer as faixas de segurança. Esse é um problema que não afeta apenas Marau, mas todas as cidades que crescem e, com isso, acabam enfrentando desafios e gargalos no trânsito.
Após ouvir a população, decidimos criar uma comissão formada por entidades locais, que terá total autonomia para avaliar as alterações e sugerir novas medidas. Esse estudo deverá ser apresentado à Prefeitura no prazo de 30 dias.
Além disso, já estamos implementando medidas como a construção de elevadas nas avenidas Barão do Rio Branco e Presidente Vargas, para forçar a redução da velocidade dos veículos, entre outras ações de sinalização.
Nosso compromisso é garantir, com diálogo e transparência, um trânsito mais seguro para todos."
Comentários