Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Evento alerta comunidade escolar sobre os riscos do uso indevido da Internet

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

A atividade conta com palestras, exposições de trabalhos e oficinas que instruem pais, alunos e professores a como se proteger dos crimes cibernéticos

Foto: EBC
Foto: Divulgação

Alertar os estudantes e toda a comunidade escolar sobre os perigos do uso indevido da Internet é o objetivo do II Encontro Municipal de Combate aos Crimes de Internet na Infância e Juventude. O evento ocorre nesta quarta-feira (07), na Universidade de Caxias do Sul (UCS), e pretende reunir 750 jovens de escolas públicas entre 11 e 14 anos, 80 professores e 180 pais, integrantes do Programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave).

O encontro é uma das ações contempladas pela Lei Municipál7.925, de 2015, que institui a Semana de Conscientização da Exploração Infantil e Combate aos Crimes de Internet. Conforme Sintian Schmidt, assessora pedagógica de Informática Educativa da Secretaria Municipal de Educação (Smed), a recorrência de problemas causados no ambiente escolar pelo uso indevido dos meios digitais reforça a necessidade de discutir a situação. “A maioria das vezes os problemas com uso da Internet não ocorrem dentro da escola, mas acabam estourando dentro dela. Casos de ciberbullying, de auto exposição excessiva, de vazamento de informações... Mesmo que não aconteça dentro da escola, as consequências acabam sendo dentro do ambiente escolar. Então, um dos objetivos do evento é informar as pessoas para que a gente evite esse tipo de situação”, salienta.

Ela também ressalta a importância do envolvimento, não só dos alunos, mas também dos pais e professores para que a conscientização sobre o tema ocorra em todos os espaços de convivência dos jovens. “A gente precisa integrar toda a rede de apoio que envolve porque os crimes de Interner são muito maiores do que a gente imagina. E, por muitas vezes, os problemas acontecem dentro de casa, por isso a importância do evento que a gente organiza à noite para informar os pais de como conduzir essas situações. Isso também serve para os professores, de capacitar eles para que possam usar melhor os recursos tecnológicos que têm dentro da escola”, explica Sintian. .

 

A programação do II Encontro Municipal de Combate aos Crimes de Internet na Infância e Juventude será dividida em três turnos: na manha terá a exposição de trabalhos e exibição de vídeos sobre o tema desenvolvidos pelos alunos no primeiro semestre, palestra com o promotor de Justiça aposentado, Júlio Almeida; o assessor pedagógico do grupo REconexão da Smed, Alexandre Ferronato que trabalha com os círculos restaurativos. Os professores serão contemplados à tarde com oficinas e palestras sobre o uso pedagógico das tecnologias e à noite os pais e estudantes do EJA vão acompanhar palestras com o delegado Caio Márcio Fernandes e a inspetora de Polícia Pâmella Corrêa, ambos da Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA) de Caxias do Sul que vão dar instruções de como os responsáveis devem monitorar os jovens no uso das mídias digitais.

 Além do evento, Sintian salienta que o Procon Caxias estará atuando em parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal da Smed com a campanha “Navegue Seguro” durante todo o mês de agosto para conscientizar a comunidade caxiense sobre a importância de proteger os dados na Internet.

Ouça no link acima da foto.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais