Grupo organiza manifestação antirracista em Marau
Organizadores pedem que os participantes usem roupas e pretas e mantenham as regras de prevenção com uso de máscaras e distanciamento
Em Marau, movimento antirracismo organiza manifesto para o próximo domingo, 07/06. Os manifestantes estarão reunidos na Praça Elpídio Fialho, a partir das 15h. O grupo que organiza a ação pede para que os participantes estejam vestidos com roupas pretas. Além disso, o apelo é para que também sejam observadas as regras de prevenção, através do uso de máscaras e o distanciamento (de pelo menos dois metros) entre as pessoas que estiverem presentes no manifesto.
“Falando de Marau, onde a maioria é branca, é importante que o povo branco reconheça que tem privilégios e usar os privilégios para ajudar a nossa causa, porque os brancos ajudam os brancos e se nós não tivermos essa ajuda a nossa voz nunca será ouvida como deve ser”, destaca Kimberly de Oliveira, uma das organizadoras do ato.
O propósito, ressalta a organização, também está ligado a reações aos discursos de ódio. “Isso tomou muita força. Mas muitas pessoas se mostram indignadas e se dando conta de que podemos lutar juntos contra isso”, diz Ana Carolina Xavier Bonamigo, que também está à frente da organização do manifesto.
A entrevista completa está disponível no player de áudio.
Desde a morte de George Floyd, os manifestos antirracistas se espalham pelo mundo. O homem negro, de 46 anos, morreu ao ser asfixiado em uma abordagem policial, no dia 25/05, o em Minnesota, nos Estados Unidos.
Comentários