Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Comissões da Câmara de Vereadores se unem pela ampliação de soluções para a segurança nas escolas

por Pablo Ribeiro

A intenção é prevenir atentados, como o da escola de Blumenau (SC), em abril passado

Foto: Denerlei Antonioli/Câmara Caxias/Divulgação

A ampliação de soluções para a segurança, nas escolas, uniu as comissões de Educação, presidida pelo vereador Adriano Bressan (PTB), e de Segurança Pública e Proteção Social, presidida pelo vereador Alexandre Bortoluz (PP). No início da noite desta quinta-feira (04/05), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, os grupos parlamentares promoveram uma reunião pública. A intenção é prevenir atentados. Pela Educação, ajudou na condução dos trabalhos o vereador Ricardo Zanchin (NOVO). Bortoluz dirigiu pela de Segurança.

A discussão deu sequência à de 11 de abril passado, quando a Comissão de Segurança já havia realizado a primeira reunião pública sobre o tema. O encontro aconteceu poucos dias depois da tragédia do último dia 5 de abril, em Blumenau (SC), onde um homem de 25 anos invadiu a creche Cantinho Bom Pastor e matou quatro crianças, segundo informações da Polícia Militar e do Corpo dos Bombeiros de Santa Catarina. As vítimas são três meninos e uma menina, com idade entre 5 e 7 anos.

Durante o encontro, o diretor da empresa Comandos Segurança Eletrônica, Fausto Caldeira, apresentou um sistema que tem sido muito utilizado em escolas de Educação Infantil. Por meio de reconhecimento facial, são organizadas listas de nomes, inclusive de pessoas tidas como suspeitas.

Já tramitam, nas comissões da Câmara, dois projetos de lei (PLs), assinados por Bortoluz. O PL 41/2023 busca instituir o Programa Segurança Compartilhada. O PL 40/2023 se volta a criar o Programa Municipal de Vigilância e Monitoramento da Rede Municipal de Ensino. A última matéria contou com as assinaturas de outros vereadores, em apoio à iniciativa do progressista. De autoria de Bressan, também se encontra em tramitação o PL 38/2023, que tenta tornar obrigatória a instalação de portais de detecção de metais, nas escolas das redes pública e privada da cidade.

Entre outras autoridades, também participaram o secretário municipal Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, a secretária municipal da Educação, Sandra Negrini, o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Ricardo Moreira de Vargas, o diretor-geral da Guarda Municipal, Márcio Ramos Laguna e a chefe de Gabinete do Prefeito, Grégora Fortuna dos Passos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais